Para plantar a alfavaca, escolha um solo rico em húmus, evitando deixar a terra a descoberto durante muito tempo, para que não se percam alguns nutrientes. Se a plantação for efetuada em vasos, pode colocar um pouco de areia, de forma que seja facilitada a drenagem. Possui muitos ramos e forma touceiras de 40 centímetros até um metro de altura. Suas folhas podem ser verdes ou arroxeadas, medindo de 2,5 a 7 centímetros de comprimento.
A alfavaca é uma folha muito rica em vitaminas A e C, tem vitaminas B( 1, 2 e 3). É também uma fonte de minerais: cálcio ( principalmente), fósforo e ferro. Pode ser usada no caldo de verduras, para dar mais gosto e força às sopas e às carnes (onde funciona também como tempero picante). O chá de alfavaca é digestivo e diurético.
É uma planta de clima quente ou ameno, que não suporta o frio. Não gosta de solos encharcados. Prefere os férteis e soltos. Pode ser semeada o ano todo nas regiões quentes, mas a melhor época é no início das chuvas. Nas áreas de inverno mais rigoroso, plante a partir da primavera. A alfavaca gosta de sol, mas sem exagero para não enfraquecer seu aroma. O vento também tem de ser controlado. Assim, o ideal seria uma área ligeiramente sombreada e protegida.