3 ideias para construir um jardim de inverno em casa

3 ideias para construir um jardim de inverno em casa

No design de interiores, as opções de decoração são diversas e tem integrado cada vez mais o verde nas composições. Exemplo disso são os jardins de inverno, que podem compor um ambiente interno de uma casa ou apartamento, trazendo leveza, melhorando iluminação e a ventilação de locais fechados.

O jardim de inverno tem uma origem bastante antiga, mais especificamente nos países frios, onde as pessoas desejam ter mais contato com o verde em uma época em que a neve toma conta do ambiente externo, fazendo com que muitas plantas não sobrevivam com as baixas temperaturas.

Além disso, montar um jardim de inverno sempre foi uma atividade terapêutica e relaxante, sendo um refúgio para os dias mais reclusos.

Você pode montar o seu jardim de inverno em uma sacada, em um terraço ou área externa que seja coberta, ou até mesmo dentro dos ambientes da casa, como em uma sala de estar, em um banheiro, dentre outras opções.

Não é difícil fazer um jardim de inverno em sua residência. Além de deixar um ambiente mais bonito e tranquilo, é uma ótima opção para praticar uma atividade distrativa.

Antes de colocar em prática a montagem do seu jardim de inverno, é preciso definir qual será o espaço destinado para ele em sua residência. Tal espaço deve ser pensado para não impedir o fluxo de pessoas e não comprometer o ambiente.

Se você tem uma área externa, como um quintal pequeno, este pode ser o local ideal. Em casas menores, pode-se improvisar o jardim embaixo da escada, na sacada, na entrada da casa, na garagem e, até mesmo, no banheiro.

Lembre-se que mesmo sendo exposto ao ambiente externo, é preciso que ele seja protegido e coberto, como com placas de vidro que não impedem a passagem de luz, já que as plantas do jardim de inverno são frágeis às baixas temperaturas. O mais importante é que o jardim de inverno esteja em um local claro, que receba bastante luz natural.

Considere também o investimento que deverá ser feito no seu jardim de inverno. Você vai precisar adquirir as plantas corretas para o clima da sua cidade, a decoração e a mão de obra em si.

Veja a seguir, algumas dicas para transformar o seu ambiente em diferentes cômodos da casa:

Entrada de casa

Se o ambiente interno da sua casa é pequeno e comporta um jardim de inverno, você pode optar por instalá-lo na entrada de casa, tornando-a muito mais convidativa. Pedrinhas podem ser colocadas como um caminho para a entrada principal, com flores e plantas ao redor, suspensas e vasos espalhados.

Ambiente externo

Varandas, corredores e pequenos quintais podem ser espaços ideais para instalar o seu jardim de inverno. Eles podem ser separados do restante da casa e protegidos com placas de vidro que trazem um ar de sofisticação ao ambiente, plantas suspensas e instalações de painéis de madeira na parede, que compõe a decoração muito bem!

Embaixo da escada

Casas que tenham escadas altas, com um bom espaço embaixo podem utilizar essa região para um jardim de inverno menor. Eleve com uma estrutura para o jardim, adicionando pedrinhas e plantas. Abusar da iluminação pode tornar o ambiente ainda mais sofisticado.

Leia novos artigos em nosso blog sobre como decorar sua casa com plantas e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do WhatsApp.



Precisa de ajuda?