Saiba como usar samambaia na decoração

Saiba como usar samambaia na decoração

Apostar em plantas e em objetos sustentáveis para compor ambientes e espaços, seja doméstico ou de trabalho, se tornou uma tendência nos últimos anos. A pegada naturalista parece ter surgido para ficar e, nela, o uso de plantas como a samambaia na decoração ajuda a criar harmonia e aumentar a conexão com a natureza.

Além dos atrativos estéticos, existem diversos outros benefícios de optar por plantas em espaços internos. Folhagens, cores e características de folhas e flores contribuem para gerar bem-estar, aumentar a qualidade do ar e tornar o ambiente mais aconchegante.

Confira, a seguir, algumas dicas para usar a samambaia na decoração e saiba por que essa planta é uma das mais queridas para ornamentar a sua casa. Vamos lá!

Por que usar a samambaia na decoração?

Fácil adaptação aos ambientes internos

A samambaia é uma planta que precisa se manter úmida e em um espaço onde haja luz natural indireta e abundante.

Dessa maneira, expor essa pteridófita à luz ou às correntes de vento em excesso, pode provocar o ressecamento de suas folhas e a desidratação de suas raízes.

Devido às características citadas, a samambaia é uma opção perfeita para espaços internos como por exemplo:

– Sala de estar;

– Garagem;

– Áreas de lavabo;

– Corredores.

Praticidade para fazer a manutenção

Desde que as suas necessidades sejam compreendidas e atendidas, a samambaia é um tipo de planta que não exige muito trabalho para se manter em sua beleza máxima.

Portanto, a praticidade é outro atrativo que faz com que essa planta seja bastante utilizada na decoração.

Versatilidade para os mais diversos projetos

Seja como protagonista em um projeto de decoração ou como item complementar, a samambaia agrada todos os gostos.

Paredes verdes e os jardins verticais, por exemplo, especialmente os que são pensados para as áreas internas quase sempre contam com a presença dessa planta.

Já para aqueles que são mais discretos e minimalistas ou têm um espaço limitado, uma bela samambaia suspensa centralmente já é o suficiente para tornar o ambiente mais sofisticado e natural.

Como usar samambaia na decoração?

Aposte nos jardins suspensos

Para quem quer mergulhar na decoração naturalista, um suporte vertical carregado de samambaias irá dar outra cara para o ambiente.

Crie arranjos próximos às janelas

Como já mencionado, as samambaias adoram luz natural indireta. Portanto, o lugar perfeito para criar arranjos com essa planta é próximo das janelas.

Ouse com as paredes verdes

Salas de estar, garagens e outros espaços similares podem se beneficiar esteticamente, de forma significativa, ao ganharem uma parede verde.

Seja apenas composta por samambaias ou complementadas com outras plantas, um painel verde é uma das apostas naturalistas mais apaixonantes.

Crie destaque com os vasos suspensos

Manter as samambaias em vasos suspensos é a forma mais tradicional de decoração. E não é à toa: pendurar essa planta nos mais diversos ambientes é a forma mais prática e democrática de criar destaque e dar vida ao ambiente.

Agora que você já conferiu algumas das nossas dicas de decoração utilizando a samambaia, que tal continuarmos a nossa conversa? Não deixe de conferir os artigos relacionados a seguir.



Precisa de ajuda?