Saiba como cuidar do Antúrio

Saiba como cuidar do Antúrio

Os antúrios são plantas extremamente populares e exigem poucos cuidados. Entretanto, muitas pessoas acabam confundindo isso com cuidado nenhum.

Ele é uma planta resistente, por isso é adequada para quem está começando na jardinagem. O antúrio pode ser colocado em jardins e quintais, mas também é uma excelente escolha para decorações internas devido a sua inflorescência de cor forte.

Nesse texto, vamos ensinar como cuidar do antúrio. Acompanhe!

 

Características do antúrio

Cientificamente o antúrio é conhecido como Anthurium, sendo que existem mais de 600 espécies catalogadas deste tipo de planta. No Brasil, os mais conhecidos são os antúrios vermelhos, porém existem antúrios nas cores rosa, salmão, marrom e branca.

Uma curiosidade interessante é que a parte colorida da planta não é a flor do antúrio, é a inflorescência. As flores são os pequenos pontos que podem ser observados na espiga amarela.

Esse tipo de planta é originário das Américas Central e do Sul. Dessa forma, ela é adaptada ao clima tropical, por isso, gosta de umidade e calor, características climáticas encontradas em quase todo o Brasil.

 

Onde plantar o antúrio?

O antúrio pode ser plantado diretamente no jardim ou em vasos. Em ambos os casos o solo precisa ser rico em matéria orgânica e contar com um bom sistema de drenagem. Apesar de gostar de umidade, o excesso de água (poça) não faz bem para a planta.

Quando as raízes ficarem aparentes, é sinal de que a planta precisa ser transferida para um vaso maior.

 

Como cuidar do antúrio?

Luminosidade:

O antúrio gosta de calor, mas não da luminosidade do sol. Por isso, ele deve ficar em ambientes quentes, com luminosidade indireta e sem exposição ao sol.

Temperatura:

O ideal é manter o antúrio em ambientes com mais de 20 °C. Em locais frios, a planta deve ser levada para dentro de casa, onde é mais quente. Colocar os vasos próximos a janela é uma excelente solução.

Nunca mantenha o antúrio em ambientes constantemente climatizados.

Água:

Uma dica importante de como cuidar do antúrio, as regas devem ser constantes, mas não exageradas. Nunca deixe o solo encharcado.

O ideal é regar a planta sempre que notar que a terra em sua volta está seca. No verão a frequência de regas será maior que nos meses mais frios do ano.

Para manter a planta sempre brilhante e viçosa, borrife água nas folhas uma vez por semana.

Adubação:

A adubação ajuda no desenvolvimento da planta e deve ser feita periodicamente. No caso do antúrio, esse período é de três em três meses.

Podem ser utilizados adubos naturais, orgânicos ou industrializados. No último caso é preciso comprar o produto adequado para a planta, o adubo mais utilizado para o antúrio é o NPK 10-10-10.
Poda:
o antúrio não é uma planta que exige podas regulares, entretanto é recomendado que sejam retiradas as folhas secas, amareladas ou mortas para evitar possíveis contaminações.

Agora que você aprendeu como cuidar do antúrio, acesse o blog do Jardim Park e aprenda muito mais sobre suas plantas favoritas!



Precisa de ajuda?