As trocas de estações são momentos delicados para nós, humanos, mas também pode ser um período de adaptação para as plantas, que ainda não estão acostumadas com as temperaturas.
Por serem seres delicados e que demanda um cuidado especial, é essencial conhecer o passo a passo para cuidar de cada uma delas, levando em consideração aquilo que é característico e o que não pode faltar.
Infelizmente, nos casos em que o cuidado não é feito como o planejado, o resultado está relacionado com a perda das pétalas, da vitalidade até mesmo da vida, quando não é mais possível reverter a situação catastrófica.
Quer saber como auxiliar a sua planta em cada um dos momentos, levando em consideração o que deve ser feito? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e anote todas as dicas.
A água é sempre importante
Independentemente de ser um tempo de calor ou de frio, a água é um dos itens mais importantes, daqueles que não devemos descuidar e que sempre precisamos colocar em cada um dos vasos, pensando no melhor horário e na forma adequado. O que acontece, em muitas situações, é que as pessoas acreditam que os dias de frio, por exemplo, pedem um cuidado menor com a quantidade, mas esta é uma mentira.
A planta necessita do líquido para manter o processo de fotossíntese, o maior mecanismo de sobrevivência e aquilo que garante a qualidade e até mesmo a vitalidade das pétalas e talos. O segredo é sempre estar de olho na situação da planta, avaliando quando é o momento certo para colocar mais água – sempre com cuidado, sem exagerar na dose.
Mantenha o foco na iluminação
Se a água desempenha um papel vital, você já deve saber que a luz é tão importante quanto, certo? De nada adianta cuidar sempre da quantia que está sendo ofertada se você não colocar a planta diante de uma claridade e iluminação adequada. Esse é outro ponto que merece cuidado, afinal, cada uma das plantas pode demandar uma claridade específica, fator que deve ser avaliado antes de colocar o item no seu apartamento ou casa.
Enquanto algumas acabam tendo facilidade para florescer no sol, outras preferem os ambientes mais escuros e sem tanto contato direto com a claridade. O diferencial é sempre pesquisar como deve ser feito o tratamento de cada uma delas, levando em consideração as especificações e as preferências que já conhecemos.
Faça a troca de vasos
Quando você perceber que a planta está precisando de um novo espaço, o mais indicado é sempre trocar o vaso. Leve em consideração as opções que estão disponíveis e como você pode fazer a mudança sem impactar na qualidade de vida do ser. Manusear com carinho e pensar em uma alternativa mais confortável, maior, são soluções que podem prolongar a vida da sua planta, independente da estação do ano.
Gostou das dicas? Quais delas você pensa em adotar na sua casa? Acesse a nossa plataforma e confira as opções que temos disponíveis para você e que podem te ajudar.
Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!