Quais danos o sol intenso pode causar a sua samambaia

Quais danos o sol intenso pode causar a sua samambaia

A samambaia é uma planta muito popular, seja pela sua beleza ou pela facilidade de cultivar dentro de casa. Em parte, isso se deve a sua facilidade em ficar bem sem sol forte. Pelo contrário, existem danos que o sol intenso pode causar a sua samambaia.

Apesar de ser fácil o cuidado, não quer dizer que a planta pode ficar de lado. Por isso, vamos falar sobre os danos que o sol pode causar na sua samambaia e também como fazer para que ela cresça forte e saudável. Confira!

 

Dicas de como cuidar da sua samambaia

Na hora de comprar a muda de samambaia vai perceber que elas vêm em substrato, que é um substituto da terra. Apesar disso, como elas preferem ambientes mais úmidos, é preciso passar para um vaso. Depois que a planta estiver bem acomodada, é preciso escolher um espaço em que ela possa crescer saudável.

A chamada meia sombra é ideal, é aquele cantinho mais fresco, que não recebe o sol mais concentrado, apenas alguns raios. O vaso deve ter também a camada de drenagem, feita com camada de brita ou outros elementos com o mesmo efeito. para manter uma rotina de cuidados é bom também adubar e fazer o controle de pragas.

De maneira geral, não é uma planta de difícil cuidado, porém o ambiente em que ela está pode influenciar muito por conta da umidade. É por isso que a maioria das pessoas escolhe as samambaias para cultivar dentro de casa.

 

O excesso de sol nas samambaias causa o ressecamento das folhas

Como é uma planta que gosta de umidade, a samambaia deve ficar em locais com sombra, de preferência sem ventos fortes. Quando ela fica exposta ao sol, acaba perdendo essa umidade, o que resulta em folhas secas.

A camada protetora que mantém a hidratação é perdida, dando amarelamento nas folhas, que posteriormente caem. No fim das contas, se essa planta permanecer no sol pode acabar morrendo. É o tipo de planta delicada, que pode perder sua estética por falta de cuidados, até secar.

 

É importante conhecer o tipo de samambaia

Além de todos os cuidados que citamos, é bom lembrar que há mais de dez tipos diferentes de samambaias. Isso quer dizer que algumas espécies podem ter necessidades diferentes, que exigirá cuidados diferentes na sua rotina.

Existe todo um universo para os amantes da samambaia, então, pesquise a fundo sobre a espécie que deseja comprar ou que já tem em casa, a fim de dar todos os cuidados que a planta merece.

Agora você já sabe os danos que o sol pode causar na sua samambaia e como fazer para evitar isso. Além do mais, entende que há diferentes espécies. De resto, é bom aproveitar a beleza que essas plantas trazem para a casa e desfrutar das samambaias.

Se gostou deste artigo, não deixe de ler outros posts como este para aprender mais sobre esse universo fascinante das plantas! Além disso, entre em nosso site para conferir as mudas que temos para pronta entrega e deixe sua vida mais verde!



Precisa de ajuda?