O cultivo de plantas e suas vantagens para uma boa saúde mental

O cultivo de plantas e suas vantagens para uma boa saúde mental

Vivemos em uma época de correria, de muito trabalho, exigências e com pouco espaço para cuidar da nossa saúde mental. Nesse sentido, a jardinagem pode ser uma excelente ferramenta para melhorar a nossa relação conosco e com o resto do mundo.

Muitos são os benefícios de entrar em contato direto com a terra e de cuidar das suas próprias plantas, em casa.

Essa pode ser uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia e um momento de conexão com a natureza. Vamos conversar mais sobre os benefícios dessa atividade.

Auxílio em doenças psicológicas

É sabido que cuidar das plantas e jardinagem em geral pode aliviar sintomas de ansiedade e depressão. Estudos conduzidos pela Universidade de Bristol mostraram que ratinhos, em experimentos, tiveram seus comportamentos modificados para melhor quando expostos a bactérias naturais do solo. O manuseio da terra ativou neurônios que produzem serotonina, o hormônio do humor.

É importante ressaltar que os benefícios da jardinagem para patologias são complementares aos tratamentos convencionais. Dessa maneira, é essencial seguir as recomendações médicas e indicações desses profissionais.

Proximidade com a natureza

Outro benefício para a saúde mental que a jardinagem trás está relacionada com a proximidade com a natureza. Vivemos em uma sociedade cada vez mais urbana e localizada em grandes centros. Isso nos afasta de áreas verdes e nos isolam em espaços cada vez mais cinzas. Ter plantas em casa e cultivá-las é uma excelente maneira de trazer a natureza de volta para perto. Existem vários estudos que mostram a melhora de humor e de saúde mental quando se tem mais contato com áreas naturais e plantas.

Jardinagem enquanto hobby

Cuidar das plantas pode ser um ótimo passatempo! Uma maneira de aliviar a ansiedade é ocupando a mente com atividades prazerosas e que não causam estresse. A jardinagem é uma possibilidade para se ocupar. Nos momentos em que estamos cuidando do jardim ou podando as árvores não pensamos nos problemas e descansamos a nossa mente.

Disciplina e responsabilidade

Por mais despretensiosa que a atividade de jardinagem possa parecer, ela desenvolve questões importantes como o senso de responsabilidade e disciplina. Afinal, as plantas precisam de regularidade para que cresçam saudáveis e bonitas. Elas precisam ser regadas no tempo correto, precisam de terra adequada e precisam de cuidados especiais. Essas características de disciplina são fundamentais para uma boa saúde mental, uma vez que deixa a nossa mente mais tranquila e não nos gera culpa.

Nós podemos te ajudar

Se estiver pensando em começar a se dedicar a jardinagem para aproveitar dos benefícios que ela trás para a saúde mental, nós estamos aqui para ajudar. Temos um amplo estoque de plantas, vasos e acessórios, com pronta entrega para toda a Região dos Lagos – RJ. Além disso, dispomos de um excelente espaço para feiras e eventos, completamente pet friendly.

Entre em nosso blog para saber mais sobre o maravilho mundo da jardinagem ou para tirar dúvidas sobre nossos serviços e produtos. Clique aqui e nos mande uma mensagem pelo WhatsApp, estamos sempre dispostos a ajudar de maneira rápida e eficiente.



Precisa de ajuda?