Jardim sem grama, uma opção para ambientes urbanos

Jardim sem grama, uma opção para ambientes urbanos

Um jardim bem cuidado pode dispensar o uso de grama, sendo uma ótima opção para ambientes urbanos, por exigir menos cuidados. O paisagismo oferece opções práticas com o uso de madeira, pedras, azulejos e telhas para resultados estéticos, sem abrir mão do contato com a natureza.

Vantagens de um jardim sem grama

Os jardins são procurados para os momentos de escapismo da rotina atribulada, sendo essencial que isso não se torne uma dor de cabeça para a manutenção. A praticidade é a principal vantagem do jardim sem grama, uma vez que a sua conservação demanda pouco tempo.

A combinação de diversos elementos no lugar da grama e terra proporciona um aspecto clean e moderno. Fora isso, a ausência de grama previne a proliferação de insetos, além de permitir uma infinidade de combinações, com a disposição de elementos naturais – trazidos em vasos de plantas – de forma estratégica e harmoniosa.

Dicas de como criar um jardim sem grama

Para criar o projeto do jardim sem grama, você pode contar com a ajuda de um paisagista ou ainda buscar referências como as que mostraremos a seguir. É importante planejar antes de efetuar as compras para otimizar o tempo investido na criação.

O planejamento também evitará o excesso ou falta de materiais e a harmonia dentro do espaço disponível. O uso de móveis e iluminação contribuirá para um ambiente ainda mais aconchegante.

Você pode definir uma temática e variar o uso de plantas ornamentais, frutíferas, flores e até mesmo uma pequena horta. O importante é criar um espaço adequado ao seu estilo. Veja as nossas dicas:

Invista em diferentes tipos de pedras

Seja para dar mais cor ou criar cantos diferentes, o uso de diferentes tipos de pedras pode trazer leveza na medida certa para o seu jardim sem grama. Esse recurso é muito utilizado na criação de jardins orientais.

As plantas podem ir plantadas no chão, caso exista terra, ou trazidas em vasinhos que combinem com a decoração desejada. A iluminação também pode ser integrada ao projeto, assim como decoração em concreto.

Deck de madeira

O deck de madeira tem o poder de transformar qualquer ambiente. A nossa dica é combinar com brita e plantas ornamentais em vasos maiores. Essa é uma boa opção para quem possui uma área externa mais ampla. Em terraços, invista em iluminação lúdica (fio de luz, por exemplo) e vasos de cerâmica.

Uma opção para quem deseja um projeto mais econômico de jardim sem grama é o deck de concreto. Neste caso, sugerimos o investimento em um jardim vertical (que pode ser autoirrigável) e o uso de floreiras.

Brita branca

A brita branca é uma opção com estética agradável e diversas combinações possíveis. Você pode investir em vasos de diferentes tamanhos e cores, assim como a variação de plantas, para um efeito mais convidativo.

A criação de um caminho com madeira ou lajotas deixará esse projeto ainda mais bonito. Você também poderá optar por utilizar azulejos, desde que antiderrapantes.

Gostou das nossas dicas? Acesse nosso blog para outros artigos. Você encontra todos os materiais necessários no Jardim Park. Entre em contato pelo WhatsApp.



Precisa de ajuda?