A hortelã é uma planta aromática usada para várias finalidades. É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental. É uma das plantas mais usadas do mundo. É também utilizada como planta medicinal, destacando-se como: estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, e muito útil contra catarros brônquicos facilitando a expectoração.
O chá feito de hortelã também é usado como calmante. É recomendável que o local de cultivo seja protegido do vento, pois o mesmo pode prejudicar as plantas. Em relação a luminosidade, a hortelã pode ser cultivada em lugares ensolarados ou a meia sombra.
É fundamental estabelecer uma rotina de adubações com fertilizantes completo com macro e micronutrientes que fornece uma nutrição balanceada para favorecer o crescimento e produção, sem danificar a planta durante as fases de crescimento das plantas.