Hortelã: dicas de cultivo e benefícios dessa planta

Hortelã: dicas de cultivo e benefícios dessa planta

A hortelã é uma erva aromática com propriedades interessantes para a nossa saúde e que está presente também na culinária. Por isso, resolvemos trazer dicas de cultivo e benefícios da planta, porque você verá o poder da hortelã em diversos contextos.

Não é à toa que os japoneses trouxeram a erva para ser cultivada em terras brasileiras. Logo adaptada às terras tropicais, se tornou também parte da nossa cultura, desde pratos deliciosos até o chazinho presente nos momentos de tranquilidade no dia a dia.

 

Os benefícios da hortelã

Tomar um chá de hortelã pode trazer efeitos estimulantes, anti-inflamatórios, antissépticos, antiespasmódicos, tônicos e carminativos. Em outras palavras, pode combater problemas como dores estomacais, gases, cólicas menstruais, descongestionar o sistema respiratório em momentos de gripe, enfim.

O formato em óleo essencial também é capaz de melhorar a qualidade do ar nos ambientes. O óleo está presente nos tratamentos de pele, inclusive, com efeito benéfico no tratamento de manchas, acne, celulite e muito mais.

Por fim, não podemos deixar de falar que o sabor da hortelã a faz estar presente em diversos pratos como especiaria, como em carnes. Além disso, sucos diversos podem levar a erva para dar um sabor especial, como é o caso do clássico abacaxi com hortelã.

 

Posso ter hortelã em casa?

Certamente todos os benefícios te deixaram com vontade de ter acesso a essa erva de maneira mais simples possível. Mas será que é possível cultivar em casa? Sim! A planta tem um porte pequeno e pode ser cultivada em vasos, pode ser colocada na varanda ou no quintal da sua casa.

Basta prestar atenção a alguns detalhes que ajudam a manter a plantinha saudável, como adubação, acesso à luz solar, entre outros fatores. Por isso vamos também dar dicas para manter a sua hortelã em casa.

 

Dicas de cultivo

O primeiro passo é ter a muda de hortelã, que pode ser comprada em uma loja de jardinagem, ou ainda, gerada em casa, a partir do corte de um pequeno galho forte e saudável de uma erva adulta. Deve deixar em um copo com água e esperar gerar a muda, o que não é garantido que brote.

A partir daí é só esperar surgir o broto, com raízes de dois a três centímetros, em local com sombra, mas iluminado. Assim, chega a hora de plantar em um vaso, que precisa ter 30 centímetros de diâmetro. Anote que argila expandida e carvão vegetal são ideais para o fundo do vaso, finalizando com terra e substrato.

Não deixe o vão receber luz do sol diretamente, apenas coloque em local que receba essa luz natural. Você tem a escolha de deixar a planta no vaso ou de plantar no chão após um período de desenvolvimento. Com boa irrigação, adubação e luz natural, a sua hortelã pode ser colhida com cerca de 40 dias.

Agora você sabe um pouco mais sobre os benefícios da hortelã e até como ter a sua em casa. A erva serve para vários problemas, trazendo uma alternativa de tratamento natural, além de contribuir para o seu bem-estar.

 

Se gosta deste assunto, é só conferir outros artigos com este e aprender mais!



Precisa de ajuda?