Flor de Maio: dicas de como cuidar

Flor de Maio: dicas de como cuidar

A Flor de Maio é uma planta bastante popular entre os amantes de jardinagem ou de um toque de verde nos ambientes internos. Conhecida fora do Brasil como “falso cacto de natal”, há quem a considere o presente ideal para se dar a um ente querido ou amigo próximo.

Parte de seu sucesso, aliás, se dá graças a facilidade de cultivo, mesmo que a pessoa que a possui não tenha a mínima habilidade para lidar com qualquer tipo de vegetação.

Se você ganhou uma Flor de Maio, escolheu por conta ou quer se aventurar em seu cultivo, fique conosco durante todo este artigo e descubra algumas dicas incríveis para cuidar desta espécie como ela merece! Vamos começar?

 

Conhecendo mais sobre a Flor de Maio

Apesar do nome “flor”, a Flor de Maio é considerada uma espécie de cacto. Entretanto, essa planta não remete a um deserto seco, mas sim a regiões tropicais. Tal espécie também é considerada epífita, ou seja, ela não cresce de maneira natural no solo, mas sim entre detritos rasos, rochas e troncos.

Seu gênero, Schlumbergera, é nativo das montanhas costeiras do sudeste brasileiro, sendo geralmente polinizadas por beija-flores. Por ser um cacto, a Flor de Maio não possui folhas, mas hastes articuladas, compostas de segmentos achatados. Damos a esses segmentos o nome de “cladódios”.

O surgimento de suas flores acontece a partir do último segmento no final de cada haste, embelezando ainda mais esse cacto de fácil manuseio, afinal, o mesmo não possui espinhos afiados.

 

Aprenda a cuidar da sua Flor de Maio

No geral, a Flor de Maio é uma planta de facílimo manuseio. Se você quer iniciar o cultivo de uma, basta seguir as dicas abaixo:

• Água: por ser uma planta tropical a Flor de Maio, apesar de cacto, precisa de certa umidade. Se seu solo ficar muito seco, ela perderá suas folhas e botões, logo, é necessário regá-la consideravelmente sempre que a superfície da terra estiver seca;

• Nutrição: é preciso fertilizar a planta sempre que ela estiver na época de florescer;

• Solo: deixe o solo solto e bem drenado, nunca compactado;

• Cultivo interno: para que as flores fiquem mais bonitas, mantenha o cacto em contato indireto com a luz do sol. Também evite locais muito frios ou com correntes fortes de ar;

• Cultivo externo: no verão, coloque sua Flor de Maio para passar a noite fora de casa. NO entanto, durante o dia, fique de olho na cor de suas folhas. Caso fiquem avermelhadas, é sinal de que a mesma está recebendo calor em excesso.

 

Como cuidar de uma Flor de Maio em cada época do ano?

No geral, a Flor de Maio deve acompanhar as diferentes estações do ano da seguinte maneira:

• Verão: coloque-a ao ar livre, mas sempre em uma boa sombra. Mantenha o uso de água e fertilizante durante todo o seu crescimento;

• Outono: coloque a planta dentro de casa antes que o tempo mude e fique muito frio na parte externa. Nessa época também é aconselhável manter o solo mais seco;

• Inverno: coloque a flor em um local onde possa receber cerca de cinco horas de luz solar diariamente, sempre de maneira indireta. Mantenha o solo úmido e não deixe-o ficar excessivamente seco;

• Primavera: fertilize a planta após a floração.

 

Para mais dicas de como cuidar das suas plantas de maneira simples, acesse agora mesmo nosso blog. E, em caso de dúvidas, basta nos chamar diretamente no WhatsApp!



Precisa de ajuda?