Erva doce

Erva doce

A erva-doce também chamada de anis, é uma planta aromática e melífera (que atrai abelhas) da família das Apiaceae. A erva-doce é uma planta medicinal usada a muitos séculos para tratar problemas de digestão difícil, gases intestinais, dificuldades hepáticas, renais e também, para lavagem do globo ocular, caso em que tem ótimos resultados em pessoas com vista seca. Pode ser plantada em pequenos espaços, junto a hortas e em qualquer região de norte a sul do país, dada sua boa adaptação ao clima variado do Brasil”.

Originária do Mediterrâneo, a erva-doce é uma planta que pode atingir até 2,5 metros de altura, dependendo da cultivar. Por isso, é bom apoiar o caule flexível com uma estaca, para evitar quebras com a incidência de ventos fortes. O comprimento das folhas pode se estender por 40 centímetros. Pequenas, as flores perfumadas atraem borboletas e abelhas.

Apesar de ser perene, a erva-doce é muitas vezes cultivada como planta anual ou bianual. Em regiões de clima quente, o plantio inicia-se durante o outono e, em áreas mais frias, nos meses da primavera, visto que as folhas e as sementes chegam ao ponto de colheita em momentos diferentes



Precisa de ajuda?