Entenda por que algumas suculentas mudam de cor no sol

Entenda por que algumas suculentas mudam de cor no sol

Se você cultiva ou já cultivou suculentas, já deve ter se deparado com uma situação inusitada. Não é muito incomum essas queridinhas dos amantes de plantas passarem por uma transformação de cor e muitas pessoas ficam bastante curiosas quando isso acontece.

O fato é que a interferência do sol nas suculentas pode mudar as características de cor da planta que, quanto mais sol tomar, mais cores vibrantes terá.

 

Um show de cores e brilhos para apreciar

Algumas suculentas, como é o caso da Sedum Nussbaumerianum exigem luz do sol durante todo o dia para terem suas cores brilhantes. Por outro lado, se forem cultivadas em um local que não seja atingido pela luz, elas tendem a ficar esverdeadas.

Já se você tiver uma Jade em casa, irá perceber que quando ela fica exposta ao sol durante o dia, terá pontas vermelhas e brilhantes e as partes que se manterão verdes, irão obter uma tonalidade mais clara.

As echeverias também costumam ficar com as pontas avermelhadas quando expostas à iluminação solar.

Essa mudança na coloração não quer dizer que as plantas deixaram de estar saudáveis, mas caso permaneçam sendo cultivadas em um ambiente fechado, sem a incidência de sol, elas não receberão os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

 

Por que as suculentas mudam a coloração no sol?

Os raios de sol causam um tipo de estresse nas suculentas que, diante dessas condições, criam novos pigmentos nas folhas para que possa se proteger. Desse modo, as folhas verdes podem ficar vermelhas, laranja, ou até mesmo rosas, roxas e amarelas.

Além do sol, outro fator que contribui com a mudança na coloração das suculentas é a baixa temperatura. Uma queda de temperatura a partir de 21ºC até 4ºC já é suficiente para algumas suculentas começarem a mudar seus tons e ficarem mais coloridas.

 

Um cultivo que não dispensa sol

Suculentas precisam de sol, solo seco e vento e quanto mais ensolarado o lugar onde ela é deixada, melhor.

Se suas suculentas não estão acostumadas em tomar muito sol, você pode adaptá-las aos poucos a um ambiente ensolarado. O sol da manhã pode ser suficiente para o início da adaptação e aos poucos você deve ir aumentando a exposição diária até que passe a deixá-las permanentemente no sol.

Vale destacar que as plantas que ficam mais expostas ao sol têm mais necessidade de cálcio do que as que costumam ficar na sombra. Por isso, você pode acrescentar casca de ovo triturada, uma vez por mês, para fazer a adubagem, evitando assim as cochonilhas, uma das piores pragas de plantas.

Caso você não tenha um espaço apropriado para deixar suas suculentas em contato direto com o sol, é possível fazer uso da iluminação indireta. Nesse caso, deixá-las perto das janelas, por exemplo, pode ajudá-las a obter seus nutrientes necessários.

Agora que você já sabe por que algumas suculentas podem mudar de cor, que tal ler mais curiosidades sobre plantas e jardins?

 

Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo sobre botânica. Leia também nossas dicas de ideias para montar seu jardim vertical e caso tenha qualquer dúvida sobre o universo das plantas, entre em contato conosco pelo WhatsApp.



Precisa de ajuda?