Conheça quais tipos de árvores frutíferas para ter em casa

Conheça quais tipos de árvores frutíferas para ter em casa

Em geral, sabemos que ter árvores frutíferas em casa é um sonho para muita gente! Ter a oportunidade de colher frutos diretamente do pé — sem agrotóxicos e outros agentes químicos — pode oferecer ainda mais qualidade de vida. Por esse motivo, existem algumas plantas que podemos cultivar em casa, e sem muito esforço. Quer saber quais são? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 tipos de árvores frutíferas perfeitas para cultivo em residência!

1. Jabuticabeira

Antes de tudo, sabemos que as jabuticabeiras oferecem um fruto redondo, pequeno, e com casca dura. Geralmente desenvolve-se em áreas mais frias, tendo uma forte resistência à geadas. Contudo, nada a impede de ser cultivada em temperaturas mais quentes. Mesmo que a sua altura possa chegar até os 10 metros de altura, ainda assim é possível cultivá-la em casa, em vasos menores.

De forma prática, a sugestão é utilizar espaços de, no mínimo, 50cm de diâmetro, pois assim a sua altura fica limitada apenas aos dois metros. Assim, no caso das jabuticabeiras, é necessário sol direto e regas diárias, sobretudo no verão.

2. Limoeiro

Se você é do tipo que gosta de temperar saladas e carnes com limão pra dar aquele gosto, e além de tudo gosta de uma boa limonada em períodos mais quentes, certamente vai gostar de ter um pé de limão na sua casa! Como se sabe, o limoeiro é uma das poucas árvores frutíferas que não cresce muito, e além de ser uma árvore bonita, ela consegue adaptar-se em qualquer espaço de sua preferência!

Dependendo da forma em que é cultivada, ela pode ser a um metro de altura. Neste tamanho, você precisará de um vaso que comporte até cem litros de capacidade, e os primeiros frutos já podem aparecer depois de dois anos de plantio.

3. Aceroleira

Rica em vitamina C, a acerola é popularmente conhecida pelos seus sucos, sobremesas, sorvetes e diversos outras delícias! Entre as árvores frutíferas que são consideradas de pequeno porte, o pé de acerola é o que mais oferece frutos durante todo o ano.

Caso resolva plantá-la em sua casa, a dica básica é optar por pés que tenham pelo menos 10 cm de diâmetro a mais, considerando o torrão da muda — que são os blocos de raízes e terra. Por ser considerada uma planta de precisa de água regularmente, a rega precisa ser feita cerca de 4 vezes na semana.

4. Pitangueira

Se você pretende cultivar uma pitangueira, saiba que estamos falando de uma planta que necessita de bastante sol para se desenvolver de forma eficiente. Por esse motivo, sempre busque deixá-la em um local com excelente radiação solar. Se você prefere cultivá-la em um vaso, tamanhos pequenos ou médios irão manter a planta mais baixa. Em relação aos cuidados práticos, basta apenas regá-la uma vez ao dia.

Gostou das dicas? Conforme vimos, existem diversas árvores frutíferas que podemos cultivar em casa, e assim ter a oportunidade de colher frutos diretamente do pé! Portanto, agora que você já conhece as principais plantas frutíferas para cultivo em residência, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas.



Precisa de ajuda?