Adicionar plantas traz bem estar e sofisticação a ambientes internos. Plantas pequenas dão cor e vida a mesas, estantes e janelas, enquanto plantas maiores suavizam e complementam a mobília. Como parte da decoração de interiores, as plantas criam uma sensação de arejamento, frescor e espaço. Mesmo num pequeno apartamento ou num cantinho do escritório, é possível, de maneira simples e sem maiores despesas, o cultivo de plantas. Tudo o que você precisa fazer é escolher as que se adaptem as condições que o local tem a oferecer.
Plantas de folhas largas e lisas possuem efeito calmante e fazem os cômodos parecem maiores. Plantas de folhagem pequena, de textura fina, geram estimulo, atividade, e fazem com que o cômodo se fique mais intimo. Um contraste de texturas pode criar um cenário interessante e diverso.
Devemos lembrar que elas terão de suportar um nível de luminosidade inferior ao que recebem no ambiente natural, contar com menos umidade e ter espaço reduzido para suas raízes (visto que serão cultivadas geralmente em vasos e jardineiras).
A irrigação segue a mesma regra das plantas que estão ao ar livre. As regas não deverão ser mais espaçadas do que requer cada espécie, nem mais abundantes do que ela necessita, porque isso pode ocasionar o apodrecimento das raízes. É ai que temos que tomar um cuidado muito importante com relação à drenagem dos vasos e jardineiras, utilizando no fundo dos mesmos, argila expandida, antes da colocação da terra, evitando assim o acúmulo de água nas raízes.
As plantas de pleno Sol necessitam de 04 horas diárias de sol direto, uma boa escolha para o interior é a Onze horas, elas estão sempre floridas e bem resistentes. As plantas de meia sombra não recebem sol direto em nenhuma parte doa dia, no entanto, precisam de pelo menos 04 horas diárias de luz indireta, uma clássica planta de meia sombra são os Antúrios e para finalizar as plantas de sombra tem que receber apenas luz difusa, entre 04 e 06 horas por dia, sem sol ou claridade direta, a Palmeira Rafia é uma das plantas de sombra que sempre está presente em salas de estar, pois além de ser elegantes, são fácil de cultivo.
Agora você já pode deixar seu ambiente mais verde depois dessas dicas de plantas de interior. Bom plantio!!!