Como cuidar do seu jardim no inverno

Como cuidar do seu jardim no inverno

O contato com o verde e com a natureza nunca foi tão valorizado como agora. Como estamos sendo obrigados a passar mais tempo em casa, a vontade de cuidar de um jardim aumentou.

Mas como deixar as plantas e o seu jardim bonito no inverno? Por ser um período mais de introspecção, as plantas costumam passar por uma espécie de dormência, fazendo com que o metabolismo seja reduzido para poder suportar as temperaturas mais frias.

É por isso que, nesta época do ano, você poderá notar o seu jardim com menos cores, com as folhas mais secas, além de tons amarronzado e avermelhado. Mas, com alguns cuidados é possível mantê-las saudáveis e prontas para brilharem ainda mais quando a primavera chegar.

Veja a seguir algumas dicas para cuidar do seu jardim no inverno:

 

1 – Evite excessos na hora de regar

As plantas precisam de mais água no verão por conta das temperaturas mais quentes que fazem o solo ficar seco mais rapidamente. Porém, no inverno já não tem essa necessidade de fazer muitas regas, pois as temperaturas mais baixas fazem com que haja menos evaporação.

Faça regas logo pela manhã, mas sem precisar deixar o solo encharcado.

 

2 – Procure proteger as plantas do vento

Caso você more em uma região que costuma ventar bastantes, é importante criar barreiras de proteção para as plantas, nem que seja com um toldo de plástico. Dependendo da intensidade do vento, os galhos podem quebrar, prejudicando muito a saúde do seu jardim.

 

3 – Mexa na terra

Para que cresçam saudáveis e bonitas, as plantas precisam de substâncias que vem do solo. Por isso, é fundamental mexer na terra para proporcionar uma melhor oxigenação. Além disso, é importante também, para cuidar do seu jardim no inverno, procure adubar o solo com produtos orgânicos, como esterco, húmus de minhoca e substrato.

Faça isso tanto no solo do seu jardim, como também nos vasos e canteiros. Como falamos anteriormente as plantinhas diminuem a sua capacidade metabólica durante o frio e por isso mexer na terra e adubar é uma ótima pedida para cuidar e deixar o jardim mais saudável.

 

4 – Faça a poda de galhos secos

Outra dica para cuidar do seu jardim no inverno é fazer a manutenção, cortando as folhas e galhos secos. Ao fazer a poda durante o período de frio, você ajuda para que as folhas cresçam mais fortes e novas na primavera.

Como no inverno elas não florescem e nem dão frutos, é neste período que mais precisam de cuidados para poder renascer depois que a estação passar.

 

5 – Deixe o gramado limpo

Não se esqueça de fazer a manutenção do gramado, cortando a grama, retirando sujeiras, lixos trazidos pelo vento etc. Isso ajuda as plantas e ao solo respirar melhor.

Continue com a gente e leia outros artigos em nosso blog. Aproveite e venha nos visitar para conferir nosso estoque de plantas. Se preferir, entre em contato conosco através do WhatsApp.

São 30 anos de tradição e qualidade.



Open chat
Precisa de ajuda?