Como cuidar do seu bambu da sorte

Como cuidar do seu bambu da sorte

O bambu da sorte é uma planta conhecida pela sua aparência peculiar e simbolismo. Há quem diga que cultivar essa planta em casa pode trazer sorte para sua vida, como prosperidade, saúde e paz.

Embora tal planta leve o nome de “bambu”, saiba que ela não é um bambu. Na verdade, é uma espécie que pertence à família das Ruscaceae, a qual se desenvolve muito bem tanto em água como na terra.

A seguir, entenda melhor não apenas o significado do bambu da sorte, mas também conheça os cuidados que ele exigirá de você.

 

Significado do bambu da sorte

O bambu da sorte é uma planta de origem africana, mas que se popularizou no Oriente, especificamente na China. Segundo as tradições da cultura chinesa, essa planta atrai coisas boas para a vida, como prosperidade, não apenas no campo financeiro, mas em qualquer outro.

Além disso, o bambu da sorte é capaz de energizar um ambiente, fazendo com que se torne mais leve e saudável. Em outras palavras, é uma planta que traz saúde mental para as pessoas, ao menos conforme as tradições da cultura chinesa, pois elimina as energias ruins.

Ainda segundo a cultura oriental, acredita-se que cada haste atribui um significado diferente à planta. Por exemplo, caso o bambu da sorte tenha duas hastes, então a sorte é no amor; todavia, caso tenha três, a planta trará riqueza e felicidade; já cinco, entusiasmo e prosperidade. Melhor ainda é quando a planta é fruto de um presente, pois seus efeitos são potencializados.

 

Como cuidar do seu bambu da sorte

Apostamos que depois do que destacamos, você comprará um bambu da sorte o mais breve possível. Afinal, quem não deseja sorte no amor e na vida financeira? Mas, e então, além de prometer tudo isso, a planta tem seu valor estético. Para saber como cuidar bem dela, confira as dicas a seguir:

 

Contato com a luz

Como primeira dica, busque deixar seu bambu da sorte em meia-sombra ou sombra total, mas nunca em contato direto com a luz, ou melhor, com os raios solares. Isso porque a incidência da luz direta pode fazer com que as folhas da planta fiquem amareladas e até mesmo queimadas, colocando em risco sua saúde e a deixando com uma estética desagradável.

 

Rega intervalada

Outra coisa que precisa observar são as regas. O bambu da sorte precisa de solo úmido para que se desenvolva, mas não encharcado. Por isso, as regas devem ser intervaladas e feitas, preferencialmente, no início de cada turno (manhã, tarde e noite, conforme o clima da região). Em locais mais quentes, como no litoral brasileiro, a atenção quanto às regas deve ser redobrada.

 

Podagem

Quando as folhas crescerem ou estiverem danificadas, busque cortá-las com uma tesoura pequena. Isso é fundamental não apenas para preservar a saúde do seu bambu da sorte, mas também para garantir que esteja sempre bonito.

Agora que conhece algumas dicas para cuidar bem do seu bambu da sorte, não deixe de adotá-las.

Gostou deste artigo? Então leia mais conteúdos como este acessando nosso blog. Nele estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia.



Precisa de ajuda?