Como cuidar de samambaias? Confira 7 dicas!

Como cuidar de samambaias? Confira 7 dicas!

Uma das plantas que as pessoas mais gostam de cultivar é a samambaia, inclusive por poderem permanecer em apartamentos ou dentro de residência. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que elas vivam plenamente. Por isso, veja X dicas de como cuidar de samambaias!

Dicas de ambiente

A primeira dica que você precisa conhecer para cuidar de uma samambaia é sobre o local onde deixar a planta. O melhor ambiente para o cultivo de uma samambaia é quente e úmido. Dentro disso você pode escolher manter na varanda de um apartamento, dentro de sua casa ou até mesmo perto de arvores.

O importante é que o ambiente seja livre de luz solar direta, pois a planta não suporta receber a luz do sol diretamente. Além disso, a temperatura que mais agrada a planta é em torno de 21 graus. Se você mora em um local que faz frio é importante proteger a samambaia das temperaturas baixas, por isso ela se adapta bem em ambientes internos.

Outra dica ainda relacionada ao ambiente em que a planta se encontra é o controle do vento. É importante que ela seja mantida em um local que não pegue muito vento, pois pode provocar queimadura em suas folhas, fazendo com que haja ressecamento e queda.

No entanto, como mencionado há pouco, ela precisa de um ambiente úmido. Por isso, apesar de precisar de abrigo contra luz sola direta e vento, ela não pode permanecer completamente fechada em casa, todo o tempo. Se isso acontecer, a planta pode ser acometida por fungos, o que pode levar a morte se não for tratada.

Dentro disso, o melhor é um local com circulação de ar natural, sem excessos. O equilíbrio das condições climáticas é a melhor coisa para a samambaia.

Dicas de solo

A terceira dica é manter sempre o solo com umidade, pois ela necessita de um ambiente úmido para se manter. Por isso, se ela está em um ambiente interno, regue todos os dias.

Além disso, uma dica muito eficiente para que a umidade do solo seja mantida, é utilizar húmus ou folhas de pinheiro sobre a terra. Isso vai fazer com que a umidade seja mantida por mais tempo. Se não tiver esses insumos, pode utilizar musgo umedecido que o mesmo trabalho vai ser feito.

A quinta dica, ainda acerca do solo, é utilizar um pouco de areia junto à terra. Como você vai precisar regar com frequência, ainda mais se ela for mantida dentro de casa, em vasos, a área vai impedir que ocorra excesso de água, realizando drenagem.

Dicas de manutenção

Além das dicas já mencionadas, a sexta dica tem relação com a poda. Pode regularmente e retire galhos secos sempre que encontrar algum. Ademais, é importante observar as folhagens para garantir que não ocorram doenças.

A sétima e última dica é sobre pesticidas. Não utilize pesticida para atacar insetos ou pragas. Se isso ocorrer, tente retirar manualmente, pois esse tipo de produto agressivo pode ocasionar a morte da planta.

Dessa forma, seguindo essas principais dicas, sua samambaia vai ter uma vida plena e saudável e vai enfeitar o local onde viver.

href=”https://api.whatsapp.com/send?phone=5522988429364&text=Vi%20o%20site%20e%20gostaria%20de%20mais%20informa%C3%A7%C3%B5es”>Entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire suas dúvidas, além disso acesse nosso blog e encontre muitos outros artigos como esse!



Precisa de ajuda?