Como cuidar das suas orquídeas no calor

Como cuidar das suas orquídeas no calor

Quem não se encanta com a beleza das orquídeas? Em qualquer época do ano, ela é símbolo de perfeição e beleza, uma grande paixão para milhares de pessoas. No entanto, sua delicadeza acaba tornando o cultivo mais complexo e envolto em dúvidas sobre como cuidar das suas orquídeas no calor, por exemplo.

Pensando nisso, separamos quatro dicas de cuidados para ela ficar mais saudável, com flores que podem durar por mais tempo, mesmo com as temperaturas tropicais do nosso país. Confira!

 

Qual a melhor forma de cuidar das suas orquídeas no calor?

Antes de tudo, é bom saber que as orquídeas são flores frágeis. No entanto, é no verão que a planta pode ser mais prejudicada.
Portanto, vale redobrar a atenção para que essa obra-prima da natureza se mantenha viva e bonita. Veja as quatro práticas para cuidar bem das suas orquídeas no verão:

 

1. Cuidado com as regas

A frequência das regadas é uma grande dúvida. Quem já tem orquídeas em casa sabe que muita água pode até matá-las. No verão, é preciso estar mais atento a isso. O ideal é manter o substrato levemente úmido, sem encharcar.

Se o calor estiver intenso, regue mais vezes durante a semana, sempre no início ou no fim do dia, quando a temperatura está mais amena.

 

2. Brisa fresca, mas leve

Para cuidar das suas orquídeas no calor, é preciso saber que elas adoram uma brisa fresca. Porém, as rajadas de vento típicas dos fins de tarde do verão podem prejudicar as folhas e flores. Assim, procure observar os locais da casa que têm boa circulação de ar e, ao mesmo tempo, estejam abrigados da incidência direta de ventos.

 

3. Evite as temperaturas extremas

Nem todas as flores se adaptaram bem ao clima do “país tropical”. Com as orquídeas, é exatamente assim: ela não fica bem quando o calor passa dos 30 graus. Por essa razão, o ideal é preparar um espaço em que as suas orquídeas fiquem protegidas de temperaturas extremas e, de preferência, dos raios solares diretos. Uma boa alternativa é cobrir o espaço com telas apropriadas para a proteção da espécie.

 

4. Hora de reforçar a adubação

Se você quer cuidar bem das suas orquídeas no calor, saiba que nessa época deve reforçar a adubação. Este é o momento em que a planta se prepara para a florada. Por essa razão, necessita de mais nutrientes . Para ter sucesso nessa tarefa, escolha fertilizantes de qualidade e, se possível, orgânicos, como a torta de mamona. Fique atento às instruções de uso para não causar danos às suas orquídeas.

A beleza delicada faz da orquídea uma planta rara e desejada. Por isso, fizemos questão de explicar, neste artigo, como cuidar das suas orquídeas no calor e fazer com que elas fiquem saudáveis e bonitas para a época da florada.

Para saber mais sobre o cultivo desta e de outras plantas, veja os novos conteúdos do nosso blog. Se preferir, fale com a gente pelo WhatsApp. Estamos esperando a sua mensagem. Até mais!



Precisa de ajuda?