Cercas vivas: saiba como cultivar

Cercas vivas: saiba como cultivar

Quando falamos sobre projetos de paisagismo, as cercas vivas são recursos capazes de embelezar a fachada de uma casa ou prédio. Pois bem, pensando nisso, resolvemos falar sobre como cultivar cerca viva desde a preparação da terra até a manutenção.

Isso porque precisamos de planejamento para selecionar as espécies e de preparar muito bem o local para receber as mudas no tempo certo. Então, continue a leitura e entenda mais sobre a cerca viva e como começar a sua de forma muito simples!
Saiba preparar a terra para receber cercas vivas

Claro que o primeiro passo é definir o local onde será a sua cerca viva, então separe o espaço onde as plantas podem crescer e formar a barreira. De acordo com a extensão do ambiente, a altura que deseja a cerca, entre outros detalhes, vai escolher plantas que estejam de acordo com a demanda.

Uma vez estipulado o limite das terras, é preciso preparar o terreno para o plantio, o que consiste em um solo novelado e com boa recepção de luz do sol. Procure estabelecer um padrão para toda a terra separada para plantar, visto que a cerca deve crescer de maneira uniforme.

 

Plante as mudas

Coma sua terra pronta é importante escolher o tipo de planta que vai compor a sua cerca viva, que pode ser de folhas bem chamativas ou de flores. Isso vai depender realmente do seu gosto pessoal, porque cada um imagina beleza de uma forma quando citamos cercas vivas.

Assim que estiver com as mudas escolhidas em mãos, já pode começar o plantio, determinando de preferência um espaço de 1 metro entre cada planta. Dessa forma terão espaço suficiente para o crescimento sem comprometer o resultado da cerca, sem esquecer, claro, de manter a terra adubada antes desse processo.

 

Atenção para a manutenção da cerca

Por fim, precisamos lembrar da necessidade de cuidar muito bem da sua cerca viva, que precisa de manutenção constante. Afinal, a beleza das plantas está diretamente ligada aos cuidados que você terá com elas, regando e adubando quando necessário.

Então, a frequência será de acordo com as necessidades das plantas escolhidas, porque sabemos que cada uma tem uma demanda de água. Faça as podas no tempo certo, formando a tão sonhada paisagem que você imaginou quando começou o processo de prepara a terra.

 

Sugestões de espécies para cerca viva

• Podocarpo
• Pingo de Ouro
• Bambus
• Murta
• Hibisco
• Azaléa
• Camélia
• Tumbérgia
• Ixora

 

Agora você já sabe o necessário para começar a cultivar cercas vivas, tornando a paisagem muito mais bonita, além dos benefícios. Isso porque a cerca viva oferece uma barreira acústica, reduz poluição, traz segurança e privacidade para as fachadas.

Não se trata apenas de um paisagismo que embeleza o ambiente, tem suas vantagens no dia a dia. Por isso aproveite todas as dicas para começar sua cerca viva, é só determinar o espaço e escolher entre as nossas sugestões, com base no seu gosto pessoal. O segredo é realizar a manutenção corretamente para que a cerca fique sempre linda.

 

Gostou? Tem muito mais conteúdos como este em nosso blog. Não deixe de ler!



Precisa de ajuda?