Begônia Maculata: saiba como cultivar em casa

Begônia Maculata: saiba como cultivar em casa

Você já ouviu falar sobre uma planta chamada Begônia Maculata? Além de extremamente fotogênica, ela também é muito desejada por quem gosta de deixar os ambientes internos mais verdes e estilosos.

Conhecida ainda como “Begônia das bolinhas” (você entenderá o motivo abaixo), essa planta não cresce com muita velocidade, o que a torna ainda mais especial para se ter em casa ou em lugares muito pequenos.

Se você é louco para ter uma planta como essa para chamar de sua, mas não sabe como cultivá-la por conta própria, é só ler o nosso conteúdo a seguir. Vamos lá?

 

Conhecendo a Begônia Maculata

A Begônia Maculata é uma espécie de planta com flores pertencente à família das begônias, ou begoniaceae, nativa das regiões mais tropicais das Américas.

Esta planta também é conhecida como begônia das bolinhas, ou em inglês, “polkadot begônia”. O motivo é bastante simples: ela possui pontos brancos por toda a extensão de suas folhas verdes, o que cria um contraste de cores perfeito, que é acentuado pelo tom branco de suas flores, a parte inferior vermelha e o caule amarelo.

Com essa descrição não há dúvidas de que a Begônia Maculata é uma das plantas mais bonitas existentes, chamando atenção de qualquer pessoa que entrar em seu ambiente. Agora, se você pensa que cultivar tal espécie é algo difícil de se fazer, saiba que isso não é verdade. Falaremos mais a respeito abaixo!

 

Como cultivar uma Begônia Maculata?

Antes de começar a cultivar a Begônia Maculata, é necessário escolher o local certo para colocá-la. A ideia é que ela tome bastante sol, para que cresça saudável.

 

Entenda melhor os cuidados necessários com esta planta

  • A Begônia Maculata gosta de receber luz solar indiretamente, mas com intensidade. No entanto, ela também pode crescer e se desenvolver em locais com menor incidência de raios solares. No geral, a ideia é manter a Begônia distante do sol forte do meio-dia, para não queimar e secar as suas folhas. Entretanto, o oposto também deve ser evitado, ou seja, não deixa-la no escuro total, já que ela crescerá aceleradamente em tal situação;
  • É indispensável que hajam orifícios no fundo do vaso para que o excesso de água possa escoar. Isso ajuda a prevenir a irrigação exagerada e, consequentemente, o apodrecimento das raízes da Begônia Maculata;
  • Regue a sua begônia regularmente. Essa planta não gosta de ficar seca por muito tempo, preferindo um solo mais úmido;
  • No inverno, diminua a frequência das regas. O normal é que a planta desacelere seu crescimento nas estações mais frias;
  • Alimente sua begônia com fertilizante liquido diluído e próprio para plantas domésticas a cada duas semanas. Isso garantirá folhas mais verdes e maiores;
  • Remova as flores quando essas terminarem de desabrochar, para que a planta possa florescer novamente;

 

Aprenda a podar uma Begônia Maculata

Se a sua Begônia Maculata estiver muito comprida, é possível facilmente colocá-la para trás. Essa atitude ajudará a planta a crescer mais cheia e com arbustos vistosos. Os caules, por sua vez, crescerão a partir de onde forem podados.

Você não precisa se preocupar em estragar a planta, já que ela voltará a crescer nas próximas estações.

 

Para mais conteúdos como esse, aproveite para acessar nosso blog. Em caso de dúvidas, entre em contato ainda hoje por meio do nosso WhatsApp.



Open chat
Precisa de ajuda?