Aprenda a cuidar do antúrio, a planta com folha em formato de coração

O antúrio (Anthurium sp.), de origem da Colômbia e do Equador, é uma planta muito utilizada em paisagismo, para decoração de jardins e até em pequenos espaços como apartamentos. Além da beleza, o antúrio ajuda a purificar o ar. A beleza dela não é exatamente a flor, que pode dar o ano inteiro e são muitas em uma espiga (o cabinho), e sim a folha colorida e em formato de coração. Na verdade, quando falamos em antúrio, já consideramos que a flor é o conjunto da espiga mais a folha modificada. O antúrio é uma planta adequada para cultivo em vasos, que podem ser mantidos em locais sem luz solar direta, desde que haja uma boa iluminação natural, incluindo o interior de casas e apartamentos.

Substrato e adubação: O antúrio pode ser plantado diretamente no solo ou em vasos e floreiras. Recomenda-se a utilização de terra adubada caso seja para plantio no solo e substrato ou composto orgânico para os antúrios plantados no vaso.

O clima ideal para essa planta é aquele com temperaturas média de 21 a 28°C, com boa umidade do ar. Ele não aguenta ficar com contato a luz solar direta, então ideal é um lugar com sombra ou meia sombra, mas também não o deixe sem luz nenhuma: ele precisa de uma iluminação indireta.

Embora a gente não possa deixar o solo encharcado para não ocasionar a proliferação de pragas e fungos que trazem doenças às plantas, o Antúrio precisa de umidade constante, logo regue a cada 2 dias, ou, caso não seja necessário, de 3 em 3 conforme a necessidade da planta sempre observando a absolvição do solo, pois o  acúmulo de água pode ser prejudicial às raízes do Antúrio, chegando assim a apodrecê-las.

Uma grande curiosidade dessa planta é que o antúrio é uma flor que possui alta durabilidade tanto plantada quanto como flor de corte podendo ficar até 60 dias depois de cortada em bom estado, é lógico que tudo dependerá do ambiente que ela se encontrara. Uma última curiosidade: o que consideramos a flor nada mais é do que o conjunto da espiga, chamada de espádice, com a bráctea (folha modificada) que geralmente tem tons vermelhos.

Precisa de ajuda?