Begônia Maculata: saiba como cultivar em casa

Begônia Maculata: saiba como cultivar em casa

Você já ouviu falar sobre uma planta chamada Begônia Maculata? Além de extremamente fotogênica, ela também é muito desejada por quem gosta de deixar os ambientes internos mais verdes e estilosos.

Conhecida ainda como “Begônia das bolinhas” (você entenderá o motivo abaixo), essa planta não cresce com muita velocidade, o que a torna ainda mais especial para se ter em casa ou em lugares muito pequenos.

Se você é louco para ter uma planta como essa para chamar de sua, mas não sabe como cultivá-la por conta própria, é só ler o nosso conteúdo a seguir. Vamos lá?

 

Conhecendo a Begônia Maculata

A Begônia Maculata é uma espécie de planta com flores pertencente à família das begônias, ou begoniaceae, nativa das regiões mais tropicais das Américas.

Esta planta também é conhecida como begônia das bolinhas, ou em inglês, “polkadot begônia”. O motivo é bastante simples: ela possui pontos brancos por toda a extensão de suas folhas verdes, o que cria um contraste de cores perfeito, que é acentuado pelo tom branco de suas flores, a parte inferior vermelha e o caule amarelo.

Com essa descrição não há dúvidas de que a Begônia Maculata é uma das plantas mais bonitas existentes, chamando atenção de qualquer pessoa que entrar em seu ambiente. Agora, se você pensa que cultivar tal espécie é algo difícil de se fazer, saiba que isso não é verdade. Falaremos mais a respeito abaixo!

 

Como cultivar uma Begônia Maculata?

Antes de começar a cultivar a Begônia Maculata, é necessário escolher o local certo para colocá-la. A ideia é que ela tome bastante sol, para que cresça saudável.

 

Entenda melhor os cuidados necessários com esta planta

  • A Begônia Maculata gosta de receber luz solar indiretamente, mas com intensidade. No entanto, ela também pode crescer e se desenvolver em locais com menor incidência de raios solares. No geral, a ideia é manter a Begônia distante do sol forte do meio-dia, para não queimar e secar as suas folhas. Entretanto, o oposto também deve ser evitado, ou seja, não deixa-la no escuro total, já que ela crescerá aceleradamente em tal situação;
  • É indispensável que hajam orifícios no fundo do vaso para que o excesso de água possa escoar. Isso ajuda a prevenir a irrigação exagerada e, consequentemente, o apodrecimento das raízes da Begônia Maculata;
  • Regue a sua begônia regularmente. Essa planta não gosta de ficar seca por muito tempo, preferindo um solo mais úmido;
  • No inverno, diminua a frequência das regas. O normal é que a planta desacelere seu crescimento nas estações mais frias;
  • Alimente sua begônia com fertilizante liquido diluído e próprio para plantas domésticas a cada duas semanas. Isso garantirá folhas mais verdes e maiores;
  • Remova as flores quando essas terminarem de desabrochar, para que a planta possa florescer novamente;

 

Aprenda a podar uma Begônia Maculata

Se a sua Begônia Maculata estiver muito comprida, é possível facilmente colocá-la para trás. Essa atitude ajudará a planta a crescer mais cheia e com arbustos vistosos. Os caules, por sua vez, crescerão a partir de onde forem podados.

Você não precisa se preocupar em estragar a planta, já que ela voltará a crescer nas próximas estações.

 

Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!



Precisa de ajuda?