8 plantas não tóxicas para gatos e cães

8 plantas não tóxicas para gatos e cães

Se você tem um pet em casa, sabe da importância de manter o espaço limpo e organizado, garantindo assim a saúde dos seus pequenos amigos. O mesmo serve para as suas plantas, afinal, não são todas as espécies que se mostram seguras para ambientes com animais.

Tais plantas, aliás, podem até mesmo causar reações sérias nos bichinhos, como alergias, problemas estomacais e dificuldade para respirar. Mas, isso significa que devo optar por meus pets ou meu jardim (seja ele interno ou externo)? Definitivamente, não!

No artigo de hoje traremos uma lista com algumas plantas não tóxicas para cães e gatos. Se você gostou da ideia, permaneça com a gente por mais alguns minutos. Combinado?

Por que devo tomar cuidado com as plantas que escolho?

Seu o seu animalzinho ingerir, inalar ou se esfregar em uma planta tóxica, os sintomas podem surgir rapidamente, indo de coisas simples, como alguns espirros, até situações mais sérias, como distúrbios digestivos e insuficiência renal.

O resultado? Infelizmente, você pode até mesmo perder seu amigo de quatro patas.

Assim, a melhor maneira de proteger seu pet é optando somente por plantas 100% não tóxicas para cães e gatos. O que significa que, provavelmente, você terá que dizer adeus para algumas de suas espécies favoritas.

Por isso, pesquise muito antes de comprar qualquer planta. O ideal é não correr nenhum risco desnecessário!

 

Espécies seguras para ambientes com animais

Abaixo, listamos uma série de plantas seguras para se manter em ambientes frequentados pelos seus animais. Confira:

1. Palmeira Areca, ou Areca-bambu;

2. Camélias;

3. Calêndulas;

4. Lírios;

5. Amor Perfeito;

6. Lavanda;

7. Orquídeas;

8. Boa parte das ervas, como tomilho, manjericão, hortelã e alecrim.

 

Por que os bichinhos são atraídos por plantas tóxicas?

Você deve estar pensando “por qual razão meus animais se aproximariam de plantas claramente tóxicas?”. Bem, existem dezenas de razões para isso, como as que citaremos a seguir:

• Por mera curiosidade. Afinal, tudo o que soa desconhecido é algo incrível aos olhos (e narizes) de boa parte dos animais;

• Por tédio. Quando os bichinhos estão desocupados, qualquer objeto ou coisa nova pela case e jardim se torna incrivelmente atrativo;

• Pelo gosto. Sabe quando você sente o cheiro de um alimento e ele lhe parece muito apetitoso, mas, no final das contas, o sabor nem é lá tão maravilhoso? Isso pode acontecer também com os pets. Muitas vezes as plantas tóxicas possuem um aroma agradável, o que faz com que eles sintam a necessidade de prová-las;

• Pela movimentação. Cães e gatos adoram brincar com coisas em movimento. Logo, se um ventinho bater nas suas plantas, fazendo com que elas se mexam, isso pode soar como um convite para uma interação que, no final das contas, pode se tornar muito desagradável.

Agora que você já sabe como manter seus animais em segurança, não pense duas vezes e invista em plantas 100% pet-friendly!

 

Para mais conteúdos repletos de informações como esse, acesse hoje mesmo o nosso blog. Agora, se você deseja tirar alguma dúvida sobre o universo das plantas, basta nos chamar diretamente pelo WhatsApp.



Open chat
Precisa de ajuda?