7 plantas ideais para cultivar na sombra

7 plantas ideais para cultivar na sombra

As plantas trazem harmonia e tornam os ambientes mais agradáveis, independentemente da espécie escolhida. Elas proporcionam uma sensação de ambiente natural, coisa que muitas pessoas que vivem em grandes cidades procuram. É um pedacinho da floresta dentro de casa.

Com espaços limitados e, muitas vezes, com pouca incidência solar, plantas que se adaptam bem a ambientes sombreados são ideais para quem mora em apartamentos ou casas sem varandas ou quintais. Vamos conhecer 7 plantas que gostam de sombras e entender quais cuidados elas precisam para crescerem saudáveis e bonitas.

1 – Pacová

Essa planta de folhas escuras é muito utilizada em decoração de interiores. Ela tem um aspecto que lembra muito a vegetação tropical, dando um ar de floresta para os ambientes. É ideal para pequenos ambientes, por ter porte pequeno. Não é muito comum florescer e demanda rega frequente.

2 – Vinca

Esse é um exemplo de planta de sombra que tem flores como características. Ela é pequena, devendo ser cultivada em pequenos vasos, muito utilizada em jardins verticais. Deve ser regada regularmente e posicionada em local de meia sombra e relativamente úmido, para crescer rapidamente.

3 – Flor de cera

As flores dessa planta são muito bonitas e charmosas, dando um toque especial ao ambiente. Elas são muito utilizadas para ornamentar ambientes e são, muitas vezes, organizadas em jardins verticais. Seu ciclo de vida é longo, com flores presentes da primavera ao outono. A quantidade de rega varia, sendo regular no verão e muito reduzida nos meses de inverno.

4 – Cacto macarrão

Esta é uma suculenta (apesar do nome) que não tem espinhos e suas folhas lembram fios de macarrão. Ela é bem resistente e precisa de pouquíssima rega, então ambientes como varandas e áreas externas são perfeitas para cultivá-las. Suas flores aparecem do inverno até a primavera, depois substituídas por frutinhos redondos muito ornamentais.

5 – Lírio da paz

Essa é uma planta típica de decoração, pois sua flor apresenta uma beleza única e delicada. Não deve receber luz direta, mas gosta de calor e umidade para crescer (por isso, no verão se desenvolve melhor).

6 – Begônia

Uma vantagem da begônia é que ela oferece flores durante o ano todo, se bem cultivada. Suas cores são variadas e chamativas, mas são frágeis e delicadas. O ideal é posicioná-la em ambientes sem ventos, luz solar direta e variação de temperatura, com rega regular.

7 – Samambaia

Velha conhecida da decoração, a samambaia possui folhas exuberantes e bem verdes. Gosta de ambientes com luz indireta e úmidos, sendo preciso regar com regularidade. São bem resistentes.

Nós podemos ajudar você

Com um enorme estoque e pronta-entrega, nós temos as melhores plantas de sombra (e todas as outras) para atender a sua necessidade, além de vasos e acessórios de jardins. Temos 30 anos de experiência e um enorme espaço para feiras e eventos, completamente pet friendly.

Acesse nosso blog para conhecer mais dicas sobre esse maravilhoso mundo das plantas e dos jardins. Além disso, clique aqui e entre em contato direto conosco através do WhatsApp. Estamos sempre dispostos a ajudar da melhor maneira possível.



Precisa de ajuda?