fbpx

Funcionamento:

Segunda a Sábado, das 8h às 17h20
Domingos e Feriados, das 8h às 13h

  • 7 dicas para cuidar de sua azaleia

    25 de junho de 2019

    As azaleias são lindas flores do gênero Rhododendron L. Apesar de ser originária de países asiáticos distantes, a planta floresce muito bem no clima tropical do Brasil. Ela enfeita e perfuma jardins de todo o país, além de conquistar a todos com sua beleza e exuberância.

    Esta é uma planta fácil de ser cultivada, que se dá bem em diversos ambientes, internos ou externos, em vasos ou canteiros. A azaleia pode atingir até 2 metros de altura, mas, também se encontram variedades de médio porte e até as mínis, ideais para vasos pequenos que serão colocados no peitoril de janelas internas.

    1) Local ideal para Azaleia

    Após esse tempo, você vai transplantar a sua azaleia para o seu local definitivo. Escolha bem o local definitivo do plantio, atendendo às características que menciono abaixo neste texto.

    2) Luz e vento

    As azaleias têm duas espécies uma que gostam de luz e sol direto por, pelo menos 4 horas ao dia ou a que são de sombra, que necessitam somente da luz indiretamente. Se a azaleia estiver plantada no jardim, escolha um lugar menos ventoso pois esta planta não gosta tanto assim de ventania. Mas, se as suas azaleias estiverem em vaso, cuide do excesso de vento e chuva, que poderá matar a planta.

    3) Solo

    O solo ideal para a azaleia é composto por uma parte de terra argilosa, uma parte de areia e outra parte de composto orgânico bem curtido, com pH mais para o ácido. No vaso esse solo deverá ter boas condições de drenagem e terá que ser afofado rotineiramente para não compactar. É uma boa ideia se usar lascas de pinheiro, ou bolinhas de argila, na superfície, para reduzir a evapotranspiração do solo e assim, espaçar as regas.

    4) Regas

    Azaleia no jardim você só vai regar se o tempo seco perdurar mais de uma semana, mas, no vaso, regue um pouco cada dia, de manhã cedo.

    5) Podas

    Para que a sua azaleia dê flores todos os anos, faça uma poda de limpeza após as floradas e, nesta época também, faça a adubação com composto bem curtido.

    6) Adubação

    As azaleias podem ser adubadas varias vezes ao ano, com adubo orgânico (composto ou estrume) bem curtido, com torta de mamona, NPK ou fertilizante Forth Flores. Disponha o adubo já preparado em volta do pé da azaleia e, com um rastelo, introduza levemente. Regue em seguida e cubra a superfície com palhada ou folhas secas.

    Para adubar os vasos, use uma colher de sopa de torta de mamona, NPK ou Forth Flores misture bem e, em cada vaso, uma vez ao mês, espalhe uma colher de sopa (para vasos grandes) ou de sobremesa (para vasos médios). Nas mini azaleias plantadas em mini vasos, só coloque uma colherinha de café do adubo preparado.

    7) Como multiplicar uma azaleia e estacamento

    A propagação da azaleia também é bastante fácil. Faz-se por estaca de ponteiros de 7 a 10 cm de comprimento. Você vai escolher o ramo reprodutor, um ramo forte, que tenha galhos laterais e folhas. Retire todas as folhas da base deixando só 4 a 5 no ponteiro.

    Tenha preparado os vasos em que vai plantar as novas mudas de estacas com terra misturada com areia, sem adubação prévia, com boa drenagem. As mudas novas não devem ser colocadas em terra recentemente adubada (então, prepare sua terra adubada com, pelo menos, três meses de antecedência da época da colocação das estacas). Em dois meses, as estacas estarão enraizadas. Os cuidados necessários são a manutenção da umidade da terra e do ambiente da muda, mas, não se pode encharcar a terra, portanto, cuide bem da drenagem. Uma boa dica é fazer uma cobertura com meia garrafa pet cortada, deixando a abertura para cima. Você manterá a terra regada, úmida e a garrafa propiciará um ambiente mais protegido para a mudinha.

    Atenção

    Nunca adube mudas em formação ou enraizamento. Uma vez ao ano, misture um pouco de terra com salitre e incorpore nos locais onde tem azaleias plantadas (essa adubação deverá ser feita em tempo seco, a terra afofada e o adubo revolvido superficialmente). Posteriormente, uma boa rega para integrar o salitre em toda a superfície, fará o restante do trabalho.

    Agora venha adquirir sua Azaleia e ter essa lindeza de flor embelezando sua casa!