5 cuidados que você deve ter com seus vasos de barro

5 cuidados que você deve ter com seus vasos de barro

Plástico, cimento ou barro? São muitas as opções quando o assunto é acomodar suas plantas. E, considerando que é ao mais indicado para toda espécie, há cuidados que você deve ter com seus vasos de barro, a fim de conservar o material a colaborar para que ele tenha seu melhor desempenho.

Não se engane, selecionar um vaso não tem a ver com a estética, mas sua performance. Por isso trouxemos várias dicas para que você saiba cuidar dos seus vasos de barro da melhor forma possível. Veja!

 

Não deixe os vasos de barro no sol por muito tempo

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

Então, tenha cuidado com seu vaso caso a planta nele precise de manter a umidade por mais tempo. Esse tipo de planta, que goste mais de água, não pode ficar no sol pleno por longos períodos, pois perderá essa característica e pode secar.

 

Saiba a frequência para regar sua planta

A umidade do vaso de barro não fica por tanto tempo, como vimos antes, por conta da água que escapar aos poucos por seus poros. Essa característica é boa para que as plantas não apodreçam com o excesso de regas.

Portanto, a frequência que você deve regar vai depender muito da planta que está dentro desse vaso e do tipo de substrato que está utilizando. Por exemplo, para cactos que precisam de um solo melhor drenado e não precisam ser regados com frequência, podem até ficar em um espaço onde há chuva.

 

Coloque o vaso em espaços onde não há problema de queda

O barro é um material um pouco mais pesado, quando comparado a vasos de porcelana ou plástico. Por isso, pense bem antes de selecionar o local onde ele vai ficar. Ele é bom para plantas mais leves, por não tombar facilmente.

Mas em arranjos de mesa, ou em sacadas, por exemplo, pode ser melhor optar por vasos de barro menores por conta do peso, ainda mais quando estão com terra.

Além disso, casas com crianças ou animais que aumentam o risco de queda demandam atenção também. Pense no espaço em que vai deixar seu vaso de barro para que ele dure mais tempo.

 

Evite mover muitas vezes o vaso do lugar

Os vasos de barro possuem uma estrutura que não tomba com facilidade, mas eles apresentam maior risco de quebrar. Portanto, evite mover muitas vezes os seus vasos de lugar, principalmente aqueles que possuem grande porte, porque há risco de perda.

 

Faça escovação no vaso de vez em quando

Os poros que o vaso de barro possui não libera somente água, pode liberar alguns sais da terra também, nutrientes que estejam em excesso. Por isso que vemos algumas vezes os vasos manchados do lado de fora, pelo acúmulo dos sais, trazendo manchas esbranquiçadas ou até musgos.

Por isso é preciso ter uma certa manutenção com escovas para evitar que chegue a criar musgos ao redor do vaso. Isso permite que a estética da sua planta não seja comprometida.

Agora ficou mais fácil garantir a beleza das suas plantas já que sabe os cuidados que você deve ter com seus vasos de barro. Procure seguir essas dicas para que as plantas fiquem bonitas, saudáveis e que os vasos também sigam esse padrão.

 

Se gostou leia outros conteúdos como este para aprender mais sobre esse universo das plantas!

 

E, caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp!



Precisa de ajuda?