Ao entrar no seu banheiro você sente que falta um toque de verde no ambiente para trazer uma sensação de harmonia e relaxamento? Se a resposta foi positiva, é hora de mudar agora mesmo e investir em algumas plantas incríveis para decorar o cômodo.
No entanto, é preciso ter cautela! Afinal, nem todas as plantas se comportam da mesma forma em ambientes tipicamente mais quentes e úmidos. Principalmente quando quem vive na casa costuma tomar banhos demorados, que fazem o vapor tomar conta de cada canto.
Se você quer descobrir quais espécies têm tudo para se adaptar bem e trazer um pouco mais de cor para esse lugar tão ímpar do lar, confira nosso conteúdo a seguir.
Como escolher plantas para o banheiro?
O ideal é sempre escolher plantas que sabem lidar muito bem com a umidade e que, com um pouco de luz, são capazes de crescer e ficarem exuberantes, tornando-se verdadeiras peças de decoração.
Algumas espécies incríveis para essa finalidade são:
Dracaena;
Ficus;
Araruta;
Hera.
Conheça as plantas ideais para o seu banheiro
No geral, há uma ampla variedade de plantas para decorar o banheiro. Para ajudá-lo nessa missão e facilitar a escolha, separamos uma pequena lista com algumas delas abaixo. Acompanhe:
Babosa
A babosa é muito conhecida por suas propriedades medicinais, principalmente quando o assunto é acalmar a pele irritada ou auxiliar no tratamento de cortes. Também conhecida como Aloe Vera, essa planta não precisa de muita água, sendo a umidade do banheiro mais que suficiente para mantê-la.
Bambu
Presente na composição de diversos itens de decoração, inclusive itens de banheiro, o bambu é uma excelente opção de planta para esse cômodo. Além de não precisar de muita luz, água ou solo, ele consegue crescer rapidamente e se transformar em algo imponente.
Logo, não se esqueça: é preciso podá-lo periodicamente, certo?
Samambaia Americana
Extremamente popular e fácil de ser encontrada, a Samambaia-Americana é perfeita para quem deseja “pendurar” um ponto verde em seu banheiro. Suas folhas são belíssimas e diferentes, apresentando uma espécie de “babado” que cai em cascata.
Para deixá-la sempre bonita, basta manter o solo úmido, mas sem regar demais.
Aspidistra
Conhecida por ser uma planta de baixa manutenção, ou seja, muito fácil de cuidar, a Aspidista pode sobreviver tranquilamente com pouca luz e com regas esporádicas. Além disso, o calor intenso não a afeta, o que se mostra uma vantagem única da espécie.
Mas e se há pouca ou nenhuma luz natural no banheiro?
Uma boa ideia para quem não abre mão de belas plantas para decorar o banheiro, mas não possui luz natural suficiente, é organizar um rodízio.
A ideia é simples: tenha ao menos duas plantas que se adaptam bem ao ambiente, mas mantenha uma em outro lugar, como na sala ou varanda. De 10 em 10 dias, tire a que está no banheiro e coloque-a em contato com a luz solar, substituindo-a pela que já estava fora.
Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!