4 ideias de como usar folhagens coloridas no seu jardim

4 ideias de como usar folhagens coloridas no seu jardim

Precisamos admitir, um jardim bem cuidado e planejado é capaz de mudar completamente a aparência de qualquer espaço. Mas, se engana quem pensa que somente as flores podem ser protagonistas nessa história. As folhagens coloridas estão cada dia mais em alta e dão um toque diferenciado para o seu projeto de jardinagem.

O uso dessas folhagens, aliás, é uma excelente ideia para quem quer sair do básico e adicionar texturas, formatos e tons únicos ao jardim.

Se você não vê a hora de deixar o seu ambiente ainda mais charmoso e descontraído utilizando essas plantas, continue com a gente. Hoje vamos lhe dar algumas dicas incríveis!

 

Por que investir em folhagens?

Embora muita gente não perceba, as folhagens têm um papel fundamental nos jardins, mesmo que, por vezes, esse papel seja bastante ingrato, já que elas não costumam atrair tantos olhares ou receberem tanto cuidado quanto as flores.

Se você quer entender melhor a importância dessas plantas, pense em um buquê. Você já percebeu que em meio ao colorido, sempre há folhas e mais folhas? Elas estão ali por um bom motivo: gerar sustentação e, principalmente, contraste. Logo, um buquê não seria um buquê sem as folhagens.

Por isso, ao planejar seu jardim, invista sempre em algumas dessas espécies, principalmente as coloridas, que fornecem detalhes e tons marcantes.

 

Algumas ideias com folhagens coloridas para colocar em prática agora mesmo

Acredite, utilizar folhagens de diferentes cores é muito mais simples do que você imagina. Acompanhe as nossas dicas abaixo.

1. Adicione cor à sombra

Nenhum jardim recebe luz solar o tempo todo e em todos os pontos. Isso é um fato. Mas, alguns lugares do seu espaço com certeza possuem sombras fixas, como perto das árvores ou dos muros. Então, que tal tirar essas regiões da “escuridão”?

Para isso, utilize grandes folhagens coloridas no contorno dos troncos e rente às paredes. Mesmo com o acinzentado da sombra, os tons fortes e marcantes conseguem se destacar, tornando tudo ainda mais vibrante.

2. Plante em camadas

Para que o impacto das folhagens seja ainda maior, considere misturá-las com plantas de diferentes cores e formatos, na mesma região ou no mesmo vaso. O melhor jeito de fazer isso é escolhendo um recipiente grande e colocando a folhagem colorida no meio, como a peça-chave da composição.

O resto é fácil: selecione flores ou plantas que contrastem com o tom da folhagem e que sejam menores. Então, construa um degradê partindo do centro.

3. Adicione calor ao seu jardim

Mesmo no inverno, você pode “acender” o seu jardim usando folhagens coloridas. A ideia é simples: coloque folhagens em pontos estratégicos do espaço, ainda durante o verão. Quando as temperaturas mais baixas chegarem, essas plantas estarão grandes e frondosas, fornecendo contraste para todo o ambiente.

Mesmo que as tonalidades das flores mudem, a textura e as cores mais sóbrias das folhagens deixarão tudo ainda mais charmoso. Nesse caso, invista em tipos avermelhados ou roxos.

4. Utilize as folhagens coloridas no contorno do jardim

Passear por um jardim é relaxante e prazeroso para a maioria das pessoas. Logo, o contorno dos caminhos desse espaço é extremamente importante e merece um bom planejamento. Para isso, utilize folhagens coloridas, preferencialmente em tons diferentes.

A sensação de caminhar por uma calçada “emoldurada” por folhagens que começam nos tons verdes e que vão mudando a cada passo, pode ser única. Assim, comece com as cores mais sóbrias e deixe as mais vivas para o final do percurso, sempre espelhando os dois lados. As folhagens do lado esquerdo são roxas? Então coloque roxo também no lado direito.

 

Mas, afinal, como combinar as folhagens coloridas?

Se você já sabe o que fazer para deixar o seu jardim ainda mais bonito utilizando as folhagens coloridas, mas não têm ideia de como combinar os tons, acompanhe as nossas sugestões:

– As folhagens tendem a ser mais sóbrias e as flores mais vivas. Logo, a ideia é equilibrar a quantidade de ambas;
– Escolha uma paleta de cores antes de começar o projeto do jardim ou, caso ele já exista, adapte as folhagens aos tons presentes no espaço;
– Decida onde as folhagens coloridas ficarão de acordo com as plantas do espaço que mais contrastam com elas;
– Escolha as folhagens de acordo com a cor da parte externa da sua casa.

Se você já escolheu as suas folhagens favoritas, é hora de conhecer o impacto das suas cores na paisagem:

– Tons azulados e acinzentados: clareiam o ambiente, além de transmitirem uma sensação de calma e leveza;
– Tons de bronze, coral, bordô e roxo: são estilosas e modernas, dando a impressão de um espaço totalmente jovem e vibrante;
– Preto: embora seja sóbrio, é excelente para causar contraste;
– Vermelho, dourado e amarelo: iluminam, “esquentam” e destacam o jardim.

Pronta para encher o seu jardim com diversas folhagens coloridas?

 

Se você gostou das dicas, acesse agora mesmo o nosso blog e confira mais artigos como esse. No caso de dúvidas, entre em contato com a gente através do WhatsApp. Estamos prontos para lhe ajudar no que for preciso!



Precisa de ajuda?