3 truques que vão fazer suas rosas durarem muito mais

3 truques que vão fazer suas rosas durarem muito mais

Quem não gosta de ganhar flores? Seja em ocasiões especiais ou no dia a dia, elas são uma ótima opção de presente. E, com toda a sua delicadeza e um aroma delicioso, as rosas estão entre as preferidas. Contudo, essas flores podem perder sua beleza em pouco tempo se não forem bem cuidadas. Pensando nisso, resolvemos trazer 3 truques que vão te ajudar a fazer suas rosas durarem por um período muito maior. Confira!

1 – Separe um recipiente adequado

Se suas rosas estão em um buquê ou arranjo de flores, é importante retirá-las da embalagem. Sabemos que é difícil desapegar das decorações e dos laços, mas um recipiente adequado é essencial para que as rosas possam durar mais. O ideal é escolher um vaso e lavá-lo com água e detergente, garantindo que fique limpo para receber as flores. O mais indicado é utilizar vasos feitos de vidro, já que eles são transparentes e permitem que você veja quando a água está ficando turva e precisa ser trocada. A localização do recipiente que abrigará as rosas também é importante para a manutenção das flores. Luz solar direta, correntes de vento ou frio excessivo podem ser prejudiciais. Se for possível, deixe o vaso com água em um local de temperatura amena, entre 10 e 20 graus. Pode parecer estranho, mas também é interessante deixar as rosas longe de frutas. Isso porque algumas delas emitem gás etileno, uma substância que pode contribuir para o envelhecimento da flor.

2 – Tenha cuidados especiais na hora de colocar as flores no vaso

Mas de nada adianta preparar um recipiente adequado se você não tiver cuidado com as rosas. Antes de colocá-las no vaso, é importante fazer um corte diagonal na base do caule de cada uma das flores. Isso vai facilitar a absorção da água. Se quer prolongar a vida de suas rosas o máximo possível, use tesouras de poda ou faca sem serra. Outros materiais, como a própria tesoura comum, podem machucar a planta e a expor a bactérias. Folhas e espinhos também podem favorecer a proliferação de micro-organismos prejudiciais se estiverem em contato com a água. Por isso, sempre corte as folhas e arranque os espinhos do caule antes de colocar as rosas no recipiente. Com todos esses cuidados, você pode deixar suas flores no vaso com água por até dois dias. Porém, depois desse período, é necessário retirar as rosas secas e trocar a água, garantindo que ela esteja bem limpa.

3 – Use conservantes florais

Para aumentar ainda mais o tempo de duração de suas rosas, uma boa dica é acrescentar um conservante floral na água utilizada no vaso. Esses produtos são encontrados em floriculturas e lojas de jardinagem, ou podem até mesmo ser produzidos em casa, e servem especialmente para prolongar a vida de suas flores. Seguindo nossas dicas, você pode ficar tranquila, pois com certeza a beleza e o perfume de suas rosas irão durar muito mais tempo.

Se você quer saber mais sobre flores e jardinagem, continue lendo nosso blog ou entre em contato pelo nosso WhatsApp e tire suas dúvidas!



Precisa de ajuda?