3 sugestões de plantas perfeitas para ambiente com sombras

3 sugestões de plantas perfeitas para ambiente com sombras

Seja em um ambiente interno ou externo, amplo ou mais limitado, as plantas levam beleza e aconchego para a sua casa ou ambiente de trabalho. Há tanta diversidade de opções quando se trata de plantas quanto há de gostos e necessidades.

Além disso, os benefícios de decorar espaços com plantas são um atrativo à parte. Elas melhoram a qualidade do ar, são umidificadores, fazem bem para a mente, estimulam a criatividade e o foco e podem te ajudar a ter uma alimentação mais natural.

E se você acha que as plantas precisam estar sempre ao ar livre e expostas à luz solar de forma direta, saiba que as opções que adoram a sombra são inúmeras. Confira, a seguir, algumas sugestões para os ambientes com sombra e anote algumas dicas. Vamos lá!

1 – Orquídeas

Um das flores mais queridas, a Orquídea não poderia deixar de ser a primeira alternativa de planta para a sombra. Com várias opções de cores e tipos, a Orchidaceae é uma possibilidade democrática, durável e resistente.

Desde que bem posicionada, a Orquídea não demanda muitos cuidados e pode ser colocada em áreas internas. Essa planta é perfeita para ser mantida dentro de casa e é uma ótima aquisição para complementar a decoração da sala de estar, por exemplo.

Entretanto, a Orquídea precisa de um local onde haja bastante ventilação, caso contrário, o seu desenvolvimento pode ser dificultado. As áreas cobertas, como a garagem e a varanda, e locais próximos de janelas e portas são ideais.

2 – Samambaia

A Samambaia, por sua vez, é uma planta de sombra mais exigente. Ao contrário da Orquídea, que precisa de bastante ventilação, as folhas volumosas e alongadas da Samambaia podem ressecar facilmente quando expostas às correntes de vento.

Além disso, essa planta ama umidade, mas não por tempo prolongado e em excesso. Por isso, se dão bem em áreas mais fechadas e frescas, como as garagens.

Dessa maneira, o local ideal deve permitir que a terra do vaso permaneça umedecida e que a luz natural seja aproveitada de forma indireta e difusa. Outro ponto que merece atenção é a necessidade de manter a regularidade ao regar. Na dúvida sobre a quantidade de água adequada, sempre confira se a terra está úmida.

3 – Suculentas

Com uma capacidade extraordinária de reter e armazenar água, as suculentas podem ser reconhecidas com facilidade. Seus talos e folhas são “gordinhos” e conseguem sobreviver por períodos prolongados.

Outro benefício desse tipo de planta, especialmente para quem não tem muito tempo, é que os seus sinais são claros e suas necessidades simples. Assim, não é difícil entender a linguagem dessa planta e mantê-la saudável e vicejante.

Quando se trata de cultivá-las na sombra, é bom procurar um local onde haja exposição solar em algum momento do dia. Quando não recebem luz solar suficientemente, as suculentas passam a perder suas folhas e se tornam mais frágeis.

Agora que você já conferiu algumas opções de plantas perfeitas para ambiente com sombras, não deixe de ler as demais publicações do blog! Ficou com dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp.



Precisa de ajuda?