Vasos e Floreiras: 4 ideias para reutilizar materiais descartáveis

Vasos e Floreiras: 4 ideias para reutilizar materiais descartáveis

Pessoas que lidam com jardinagem, seja por profissão ou simplesmente por hobby, costumam ser bastante criativas. Afinal, nada mais inspirador do que a natureza, não é mesmo?

Nesse processo de criação muitos jardineiros encontram novos usos para materiais que antes seriam descartados, colocando-os em suas hortas e canteiros particulares. O resultado? Menos lixo e mais reciclagem, o que é excelente para o meio ambiente.

Hoje vamos ensinar como criar vasos e floreiras novos usando apenas recipientes velhos. Você quer descobrir como isso é possível? Então, fique conosco até o final deste artigo!

 

Por que utilizar materiais reciclados como vasos e floreiras?

Vivemos em um momento onde a grande quantidade de lixo está sufocando o planeta. Como amantes da natureza, devemos, consequentemente, fazer a nossa parte, ou seja, evitar o excesso de materiais descartados utilizando-os para novas finalidades.

Embora seja tentador comprar vasos e floreiras novos para as suas plantas, muitas vezes uma garrafa pet pode realizar o mesmo serviço sem que haja gastos e sem que, no final das contas, o material vá parar em um lixão.

Além disso, muitas das “novas ondas” de decoração pelo mundo envolvem o uso de itens reciclados, o que prova que cada vez mais cuidar da natureza é uma tendência real.

 

Dicas práticas para reutilizar materiais no seu jardim

Para começar, falaremos abaixo sobre algumas dicas importantes na hora de inserir materiais reciclados no seu jardim, incluindo os destinados ao espaço de vasos e floreiras. Confira.

 

  • Faça uma lista das plantas existentes no seu Jardim ou horta e descubra o tipo de recipiente que cada uma necessita. Só então você deverá separar os materiais reciclados para substituí-los. Como exemplo podemos utilizar a alface, que precisa de um pote largo e raso, ou seja, ela não caberá em uma garrafa cortada ao meio;
  • Observe de quanto sol cada planta necessita e escolha o material reciclado para ser usado como vaso e floreira de acordo com isso. Afinal, alguns itens podem esquentar em excesso quando expostos ao calor;
  • Tenha certeza de que o novo recipiente pode suportar a quantidade de água necessária para a planta sem que a mesma seja afogada pelo não escoamento;
  • Faça o replantio caso o vaso reciclado apresente ferrugem ou bolor.

 

Ideias de materiais reutilizáveis para investir

Abaixo, separamos uma lista incrível de materiais para você usar como vasos e floreiras para o seu jardim. Fique de olho:

 

1 – Latas

As latas podem ser usadas para plantas pequenas, principalmente em hortas, mas com raízes levemente alongadas. Para isso, basta cortar o bocal usando uma faca de serra e dobrar as pontas para dentro com um alicate, evitando acidentes. Elas também são excelentes para colocar sementes não germinadas.

 

2 – Potes de geleia ou papinha de bebê

Assim como as latas, esses recipientes são ótimos para plantas ainda pequenas ou para hortas. Outra boa ideia é usá-los pendurados, basta passar um barbante pelo gargalo.

 

3 – Caixas de leite

As caixas de leite são práticas e podem ser usadas de duas maneiras diferentes. Na vertical para plantas com raízes longas ou na horizontal para temperos e pequenas plantas que podem ficar próximas umas das outras.

 

4 – Garrafas de plástico

Corte a parte inferior da garrafa, enterre o gargalo na terra e plante as flores e espécies de sua preferência ao redor, como tomate e abóbora. Encha a garrafa todos os dias, para que a água desça lentamente e chegue até as raízes.

 

Viu como é simples cuidar do seu jardim com itens reutilizados? A mãe natureza agradece!

 

Gostou do conteúdo? Então, venha conhecer nosso blog. No caso de dúvidas, entre em contato com a gente no WhatsApp!



Precisa de ajuda?