Saiba quando fazer fertilização das suas plantas

Saiba quando fazer fertilização das suas plantas

A fertilização de suas plantas é um processo que pode garantir o aumento da eficiência e produtividade de sua cultura. Mais que isso, na verdade, é essencial para o desenvolvimento de um cultivo saudável.

Afinal, assim como todos os outros organismos, as plantas dependem de uma série de nutrientes e minerais para desenvolver as estruturas necessárias, realizar suas funções metabólicas e ser capazes de crescer. Mesmo no caso do cultivo interno, a fertilização é uma parte importante nesse processo.

No entanto, é fato que muitas pessoas têm dúvidas quanto ao momento certo de se fazer a fertilização de suas plantas. Com isso em mente, elaboramos este conteúdo para trazer algumas informações que podem te ajudar nesse sentido. Confira!

 

Fertilização

A fertilização deve começar após alguns dias de vida de sua planta.

Após o seu processo de germinação, a planta deve ser inserida em um solo que apresente condições favoráveis para o seu desenvolvimento. O solo deve estar bem arejado e apresentar bons níveis de oxigênio. Além disso, deve contar com uma boa quantidade de nutrientes. Caso o solo apresente essas características, a fertilização não precisa começar logo de início.

No entanto, se o solo não apresentar as características que destacamos, é preciso que a fertilização seja iniciada após a introdução da planta no local apropriado.

Nesse contexto, cabe destacar que as necessidades de nutrientes essenciais variam de acordo com as condições e estágios de crescimento da planta. Durante a fase vegetativa, por exemplo, a planta precisa de mais nitrogênio do que nas fases posteriores. Quando se inicia a fase de floração, ela precisa de mais fósforo. Já na fase de formação de flores e produção de sementes, de mais potássio.

Além de ser necessário observar isso, deve-se levar em conta que as plantas cultivadas em altas temperaturas requerem de 10% a 20% menos nitrogênio, enquanto as plantas cultivadas sob frio requerem de 10% a 20% mais nitrogênio. Isso se deve à quantidade de água absorvida do solo e à quantidade de nutrientes diluídos.

 

A importância de fertilizar o solo no momento certo

A fertilização do solo deve começar no momento certo, nem muito cedo nem muito tarde. Ao iniciar a fertilização cedo demais e em um solo que já apresenta boas condições nutricionais, a planta pode ter o seu desenvolvimento afetado. O solo deve contar com a quantidade de nutrientes certa, para que assim a planta não tenha seu desenvolvimento afetado.

Como dissemos, a fertilização não deve ocorrer nem de forma cedo nem tardia. Ao iniciar a fertilização tardiamente, a planta pode ter seu crescimento inibido ou prejudicado. Afinal, sem os nutrientes necessários, a planta não será capaz de desenvolver suas estruturas, nem de realizar suas funções básicas, como a fotossíntese.

Agora que você sabe quando fertilizar a sua planta e a importância disso para o crescimento saudável desta, fique atento, e cuide bem de suas plantas.

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! A boa notícia é que você pode acompanhar as publicações em nosso blog para ter acesso a outros conteúdos como este. Por isso, aproveite!

 



Precisa de ajuda?