Saiba como cuidar e onde encontrar a Cyclamen

Saiba como cuidar e onde encontrar a Cyclamen

Delicado e exótico, o Cyclamen tem sua origem na região do mar Mediterrâneo, mais precisamente nas faixas litorâneas da Grécia e da Síria.

É uma graciosa plantinha que não ultrapassa os 25 cm, e pode ser encontrada uma ampla variedade: com flores pequenas ou grandes, lisas ou crespas e que vão de tons vivíssimos de vermelho, violeta, salmão e cor de rosa até o branco.

Sua beleza destaca-se também nas belíssimas folhagens com aspecto marmorizado e folhas cujo formato lembra um coração.

Podem ser utilizadas na composição de jardins e canteiros, mas também são excelentes para ambientes internos, se adaptando bem aos vasos. Sua florada se dá durante o fim do inverno e início da primavera.

Após a florada a planta murcha, o que pode dar a impressão de que ela não sobreviveu. Entretanto, o Cyclamen é uma tuberosa, por isso, ainda que a planta tenha se deteriorado, o bulbo brotará novamente se adequadamente mantido.

Por sua beleza, delicadeza e cores espetaculares, acredita-se que o Cyclamen transmite uma energia positiva, pacificadora, que estimula a criatividade e afasta energias negativas como a tristeza, a dúvida e a apreensão.

 

Como cuidar do Cyclamen?

A atividade do Cyclamen se concentra durante o outono e inverno, e a espécie tem um período de dormência que vai do fim da primavera até meados do outono. Após a florada a planta seca, mas o cormo permanece vivo.

Com a planta seca, o ideal é remover as hastes. As hastes úmidas podem atrair fungos, por isso o ideal é cortá-las bem rente ao cormo. Durante o verão, mantenha as regas apenas umedecendo o solo (sem molhar o cormo). Assim que a planta voltar a brotar é possível aumentar a rega, sem encharcar o solo.

Durante o período de atividade, o ideal é manter o vaso sobre um pratinho com água por até 20 minutos por dia, para que a planta absorva apenas a água que necessitar.

Os primeiros botões começam a aparecer no fim de março e a florada dura até meados de outubro. Nesse período o ideal é manter a planta em um ambiente iluminado (mas sem luz solar direta) e cuja temperatura não ultrapasse os 18°. Remova flores e folhas secas apenas girando-as levemente para que se desprendam.

 

Sintomas e soluções

  • Folhas amareladas: pode ser que a planta esteja em local muito iluminado, quente. O ideal é mantê-la em um local onde não haja incidência de luz direta e a temperatura não ultrapasse 18°;
  • Flores Murchas: pode indicar que a planta necessita de mais água ou que está em um local muito quente;
  • Manchas amarronzadas nas folhas: pode indicar uma infecção por fungos. Há algumas alternativas naturais para o tratamento, que também pode ser feito com fungicidas;
  • Presença de bolor nas folhas: proliferação de fungos causada pelo excesso de água. É necessário remover as folhas afetadas, mover a planta para um local arejado e reduzir as regas. Pode ser necessário o tratamento com fungicida.

 

Se tiver qualquer dúvida sobre o cuidado com suas plantas ou quiser encontrar exemplares de Cyclamen de diferentes cores e padrões, além de centenas de outras espécies, clique aqui.

 

Não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas!



Precisa de ajuda?