Acredite, para fazer com que uma planta cresça forte, bonita e cheia de vida, não basta colocá-la em qualquer lugar do seu jardim ou depositá-la em um vaso aleatório. Isso porque, boa parte do sucesso do processo de plantio se dá por conta de um elemento incrivelmente simples: a terra.
Logo, fazer uma pesquisa básica sobre os diferentes tipos de solo existentes para descobrir qual melhor atende às necessidades da espécie escolhida é fundamental. Afinal, você não quer que sua muda morra sem grandes explicações, não é mesmo?
Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e não errar mais na hora de escolher a melhor terra para a sua planta, a tarefa é uma só: fique de olho neste conteúdo incrível até o final.
Por que o tipo de terra é importante para o crescimento de uma planta?
Bem, o solo é a base sobre a qual crescem os mais diferentes tipos de plantas, sejam elas grama, vegetais, frutas, árvores ou flores. A terra não apenas mantém as plantas firmes em seu lugar, mas também fornece todos os nutrientes para que elas cresçam cheias de vida e saudáveis.
Assim, o modo como a sua planta vai crescer e se desenvolver está diretamente relacionado com a qualidade do solo escolhido para colocá-la.
Conheça diferentes tipos de terra para o seu jardim
A seguir, listamos alguns dos principais tipos de solo encontrados no mercado. Acompanhe:
1. Solo arenoso
O solo arenoso precisa de cobertura morta para manter sua umidade natural, além de precisar de vários tipos de misturas orgânicas para torná-lo ideal para o cultivo de qualquer espécie. Suas principais características são:
– É facilmente arrastado durante as chuvas;
– Drena e seca com bastante rapidez;
– Costuma apresentar um número menor de nutrientes, já que aquece rapidamente.
No entanto, vale ressaltar que essa pode ser a melhor terra para:
– Legumes, como batata, cenoura e abobrinha;
– Arbustos;
– Rosas, tulipas e hibiscos.
2. Solo argiloso
É repleto de nutrientes e, se houver cuidado na drenagem, pode oferecer excelentes benefícios para que as plantas cresçam como nunca. Entre seus principais pontos de destaque estão:
– É pesado e aquece de maneira lenta durante os meses mais amenos, como a primavera;
– É pobre em drenagem de água e gera muitos espaços de ar;
– É duro e rochoso quando está seco, ficando pegajoso e grudento quando está molhado.
No entanto, o solo argiloso é ideal para o cultivo de plantas ornamentais, árvores frutíferas, arbustos perenes e alguns tipos de flores.
3. Solo calcário
Costuma ser melhor para o plantio quando recebe húmus. Entre suas características mais marcantes estão:
– É pedregoso;
– Sua alcalinidade pode gerar folhas amareladas ou atrofiamento das plantas.
As espécies que melhor se adaptam ao solo calcário são legumes, como repolho e beterraba.
4. Solo argiloso
De natureza ácida, o solo argiloso requer mistura constante de matéria orgânica. Entretanto, ele se mostra perfeito para quem quer plantar em vasos ou pequenos jardins. Em solos argilosos, invista em plantas como hortaliças, bambus, arbustos, tubérculos e flores, como violetas.
O que considerar na hora de escolher a melhor terra para a sua planta?
No geral, você pode escolher a melhor terra para a sua planta levando em consideração os seguintes pontos:
– O tipo da planta;
– A qualidade do solo;
– O local do plantio;
– O preparo e cuidado exigido pela terra em questão.
Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!