Passo a passo para salvar sua planta que está morrendo

Passo a passo para salvar sua planta que está morrendo

Poucas coisas no cultivo de suas plantas são tão tristes quanto ver que ela está adoecendo e pode morrer. Há vários fatores que podem ocasionar isso e é preciso entender a situação de cada uma. Mas sabia que é possível salvar sua planta que está morrendo?

Claro, a principal medida é cuidar para que ela não chegue a esse estágio. Mas, em algumas circunstâncias, isso foge até mesmo das nossas ações, como fungos que insistem em surgir nas nossas amigas.

Para que você fique mais tranquilo(a), trazemos este artigo especial com o passo a passo para salvar sua planta que está morrendo. Confira.

 

Identifique a causa

A primeira medida é identificar o que a fez adoecer e ficar no processo de findar sua vida. As causas mais comuns são:

– Algumas de suas extremidades, como as folhas, estão ficando secas por falta de luminosidade ou nutrientes;

– Determinados microrganismos, como fungos, estão presentes na planta e agindo como predadores de sua energia vital;

– Ela está ‘afogada’, ou seja, com excesso de água.

Isso é indispensável para, na sequência, adotar as medidas necessárias de acordo com a causa que está fazendo-a morrer.

 

Plantas secas: medidas para salvá-las

Quando a espécie apresenta que está seca, o primeiro passo é regá-la de acordo com a sua necessidade de água. Isso porque, em alguns casos, elas se deterioram justamente por não ter esse recurso indispensável para sua sobrevivência.

Na sequência, você deverá:

– Cortar as partes que estão secas;

– Retirá-la do local, com as raízes (e muito cuidado), acondicionando-a em uma outra terra mais nutritiva e com um pouco de água morna;

– Deixe-a ficar no local por 15 minutos, retire o excesso de umidade e volte ela para o local original;

– Regue-a, novamente, em seu habitat de origem.

– Não tenha pressa: elas podem demorar algumas semanas para recuperar sua vitalidade.

 

Plantas com fungos e bactérias

Quando ela apresenta colorações estranhas, manchas e colônias de microrganismos, a planta está morrendo por causa de fungos e bactérias, ou outros agentes que não conseguimos ver.

Aqui, a solução é dar os nutrientes necessários para ela. Um bom ‘mix’ nutritivo conta com cascas de frutas, principalmente da banana, além de casca de ovo e borra de café. Bata a solução no liquidificador, ferva-a e, depois de esfriar, coloque na planta.

Repita o processo semanalmente para melhores resultados. Uma dica preciosa: cuidado com o excesso de água, que pode aumentar a proliferação de bactérias e fungos. Se necessário, use fungicidas específicos para espécies vegetais.

 

Plantas afogadas

Chegamos ao processo mais difícil. As plantas são como nós, animais, e ao serem afogadas podem morrer diretamente. Mas, algumas medidas precisam ser tomadas com urgência para salvá-la desse processo:

– Seque-a em um lugar sem a incidência da luz solar para que ela repouse. Após um período de 24 horas, realize a poda de raízes amarronzadas (novamente, muito cuidado);

– Na sequência, transporte-a para uma local que a terra esteja completamente seca;

– Assim como o passo anterior, utilize um mix de nutrientes para que ela possa voltar a ter o vigor necessário.

 

Conclusão

Lembre-se: cada planta apresenta particularidade e tomar os cuidados para não matá-la de vez é indispensável. Procure, acima de tudo, sempre nutri-la e regá-la de acordo com a sua necessidade, impedindo que os problemas apareçam.

Gostou desta dica? Então veja nosso blog que possui uma série de informações importantes como essa!

 



Precisa de ajuda?