Para que serve o tomilho? 7 benefícios dessa planta

Para que serve o tomilho? 7 benefícios dessa planta

Possivelmente, você já deve ter escutado falar em tomilho, certo? De fato, nos dias atuais, muitas pessoas ainda não experimentaram essa erva. No entanto, ela é utilizada desde a antiguidade para diversos fins como, por exemplo, o uso medicinal.

Além disso, ela também ajudava a compor os incensos gregos, bem como as bebidas alcoólicas para o povo romano. Sobretudo, essa especiaria ainda é extremamente indicada para a nossa culinária. Afinal, ela proporciona diversos benefícios para a saúde.

Quer conhecê-los? Então continue a leitura!

Tomilho: quais são os benefícios?

Na verdade, a ingestão do tomilho é muito importante para manter a manutenção da nossa saúde. Por isso selecionamos sete benefícios proporcionados pelo consumo dessa erva. Confira!

1. Essa erva tem ação antisséptica

Atualmente, o tomilho é utilizado com frequência nos produtos de higiene bucal. Aliás, ele também ajuda a compor as mercadorias para a limpeza das mãos. Isso ocorre por causa do timol, um componente com um cheiro típico que contém características antissépticas. Elas ajudam a tratar as infecções, bem como eliminar os fungos e outros agentes indesejáveis.

2. Estimula o aumento da imunidade

Essa erva poderosa ajuda o organismo a produzir os glóbulos brancos. Isso ocorre porque ela é uma fonte de vitamina C. Por esse motivo, essa especiaria é extremamente indicada para quem precisa elevar a produção dos leucócitos no organismo.

3. Potencializa a produção dos glóbulos vermelhos

De fato, esse ingrediente também estimula a produção dos glóbulos vermelhos devido à grande concentração de ferro. Ele também possui outros minerais importantes para o nosso organismo. Além disso, o tomilho ajuda a melhorar o fluxo da corrente sanguínea.

4. O tomilho previne o câncer

Devido à presença de agentes antioxidantes como, por exemplo, os flavonóides, essa erva impede a ação dos radicais livres, bem como o crescimento das células de câncer. Junto a isso, ela também ajuda a prevenir o processo precoce de envelhecimento da pele. Afinal, o tomilho possui o objetivo de combater o estresse antioxidativo.

5. É eficiente contra o envenenamento

Nas épocas mais remotas, essa especiaria era usada com frequência para o combate ao envenenamento. Afinal, há uma grande concentração de propriedades que auxiliam o processo de descontaminação. Aliás, essa erva potente também ajuda a combater a contaminação dos alimentos.

6. Combate a hipertensão

Obviamente, alguns alimentos são muito eficientes para as pessoas que sofrem de hipertensão. O tomilho está entre eles, por isso, ele deve ser incluído na dieta. Até porque, alguns agentes presentes na sua composição são grandes aliados na redução da pressão arterial. Além disso, ele também abaixa o colesterol ruim e aumenta o bom.

7. O consumo do tomilho melhora o sistema respiratório

Sem dúvidas, o sistema respiratório é fortemente beneficiado pela ingestão dessa erva. Isso ocorre devido a sua eficiente ação expectorante. Aliás, ela também contém componentes que auxiliam no combate das inflamações. Entre elas está a asma, a rinite, a sinusite, a bronquite e a alergia.

 

Após conhecer os benefícios do tomilho, aproveite para enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp. Estamos aguardando o seu contato!



Precisa de ajuda?