Elas têm uma infinidade de formas, cores, tons vibrantes e contrastantes que parecem que foram pintadas à mão por um artista renomado. Não deixa de ser, não é verdade? Algumas exalam um perfume inesquecível que mesmo distante, podemos sentir. São mais de 40 mil espécies catalogadas e registradas no mundo.
A orquídea é uma planta que proporciona um toque elegante e bonito na decoração. É a preferida das donas de casa, pois, com ela, o cômodo fica muito bonito e sofisticado. Embora seja bem decorativa dentro de casa, o ar parado pode proporcionar o surgimento de insetos o que pode prejudicar as plantas que tanto gosta. Então certifique-se de garantir um fluxo de ar ao local de cultivo.
As orquídeas não gostam do excesso de água, sendo assim, devemos escolher um vaso que retenha um mínimo de umidade e ao mesmo tempo, possibilite a aeração das raízes. Os vasos mais indicados para plantá-las diretamente, são os de barro (cerâmica) com furos laterais e no fundo, para que suas raízes abracem-no. Se a ideia for plantar em outro tipo de vaso (plástico) e usar um cachepot para decorar, a escolha é livre para compor a decoração do seu espaço.
Uma orquídea bem nutrida e com fornecimento adequado de água vai ser mais resistente ao ataque de pragas e doenças e também se tornará uma planta mais bonita, mais viva! As fases de desenvolvimento também acontecerão de forma correta, principalmente a floração que poderá surpreender em maior número de flores. Algumas orquídeas são fertilizadas por pássaros ou morcegos, mas a grande maioria é polinizada por insetos.
Com o nome de orquidófilos, os colecionadores por vezes são tão aficionados por essas plantas que investem valores altos para a compra de espécies raras com o objetivo de promover concursos para exibir suas raridades. Centenas de dólares giram em torno desse universo que já conta com um nível de tecnologia bem sofisticada, com sistemas que se encarregam da luminosidade, irrigação e climatização com controle de umidade relativa do ar.