Você pensou em ter seu próprio jardim de ervas? Lidar com essas plantas, além de um excelente hobby, pode ser uma maneira incrível de se tornam mais saudável e economicamente responsável.
As ervas também são capazes de adicionar mais sabor a uma variedade infinita de pratos e assados, além de fornecerem chás para as mais diversas finalidades.
Seja você um jardineiro experiente ou alguém que está apenas começando, iniciar um jardim de ervas lhe trará muita satisfação sem exigir muito trabalho, já que as mesmas são capazes de crescer nas mais diversas condições.
Ficou curioso (a)? Então, venha descobrir 5 dicas para montar seu próprio jardim hoje mesmo!
Selecione o espaço
Se você mora em um local com um grande quintal ou em um apartamento com varanda, as ervas crescem bem em qualquer lugar que receba pelo menos 6 horas de luz solar diárias.
No entanto, não se desespere se os únicos espaços que você possui para o cultivo são um pouco sombrios. Algumas ervas, como coentro, salsa e hortelã ficam bem com apenas 3 ou 4 horas de luz solar.
Se possível, selecione um local perto da cozinha para que você possa cortar rapidamente um punhado de orégano enquanto faz o molho do macarrão ou colher algumas folhas de manjericão para a sua pizza.
Além disso, coloque seu jardim de ervas onde você o verá. Isso não apenas o inspirará a adicionar sabores interessantes às suas refeições, mas também será mais provável que você perceba quando suas plantas precisarem de rega.
Escolha as ervas
Depois de decidir onde será feito o seu jardim de ervas, você precisa escolher quais plantas gostaria de cultivar. Há uma grande variedade para escolher, incluindo:
- Manjericão;
- Cebolinha;
- Boldo;
- Coentro;
- Hortelã;
- Funcho;
- Camomila;
- Salsinha;
- Alecrim;
- Menta;
- Orégano;
- Tomilho;
- Erva-cidreira;
- Lavanda.
Há muitas coisas para se fazer com ervas. Se você deseja usá-las para cozinhar, manjericão, cebolinha e orégano adicionam um toque de sabor a pratos salgados, enquanto lavanda e ervas como alecrim adicionam aroma e sabor a muitos produtos assados. Se você quiser fazer chá ou coquetéis, a hortelã é especialmente refrescante.
Inicie a plantação
Agora é hora de plantar suas ervas!
Comece pesquisando quanto espaço deixar entre cada planta para melhor crescimento e bom fluxo de ar. Isso costuma variar de espécie para espécie. Cave um buraco e plante a erva na mesma profundidade em que estava em seu recipiente original. Preencha ao redor da planta, dê leves batidinhas no solo e regue bem.
Mas, tenha cuidado: caso decida plantar qualquer membro da família da hortelã (incluindo a erva-cidreira), você deve mantê-la em seu próprio recipiente, para evitar que se espalhe e domine o jardim. Se você estiver plantando em um canteiro elevado ou no chão, simplesmente deposite essas plantas e seus vasos sobre o solo.
Cuide de suas ervas
Verifique diariamente se as suas ervas precisam de rega, especialmente durante o verão. Regue bem se a parte superior do solo estiver seca. Por último, para manter as ervas crescendo fortes ao longo da temporada, certifique-se de alimentá-las a cada uma ou duas semanas com um alimento vegetal líquido.
Colha com frequência
As ervas respondem bem à colheita e, na verdade, ficarão mais espessas e bonitas com um corte frequente.
Para melhores resultados, colha de manhã usando uma tesoura de jardim ou uma tesoura de cozinha. Nunca remova mais de um terço da planta, para que ela possa se recuperar e continuar crescendo ao longo da estação.
Além disso, saiba que as ervas têm um sabor melhor antes da floração. Ao colher o manjericão assim que você ver as flores começando a se formar, por exemplo, você prolongará a vida útil da erva.
Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!