Ideias para montar o seu jardim vertical

Ideias para montar o seu jardim vertical

jardim vertical é uma ótima opção para quem tem pouco espaço, mas muita vontade de colorir a casa com plantas e flores. São infinitas possibilidades para criar um canto verde dos sonhos. Veja algumas ideias para montar o seu:

Abrindo espaço para o verde

Existem algumas técnicas para a montagem de um jardim vertical. Desde as mais simples, como o uso de prateleiras, até o uso de painéis ou treliças de fibra de coco ou madeira. Outra opção – a responsável por inúmeras paredes verdes – é o bloco pré-moldado.

Este último, é fixado na parede como um revestimento, com a utilização de argamassa. O diferencial está na dispensa de vasos e a possibilidade de uma composição sem interrupções, para um aspecto ainda mais natural.

Além do apelo de trazer um maior contato com a natureza, o jardim vertical pode auxiliar na purificação do ar e amenizar a temperatura do cômodo.

Antes de montar o jardim vertical

A escolha do local é o primeiro passo para que seu jardim cresça com vigor. Pense em quais plantas comprar tendo como base a quantidade de luz e ventilação disponíveis no canto escolhido.

As plantas para o jardim vertical se dividem entre plantas de sombra e plantas de sol pleno. Na montagem, é recomendado a escolha por um tipo ou outro, pois exigirão diferentes níveis de cuidados. Respeitar suas características é ideal para manter o jardim saudável.

O tempo para o cuidar das plantas também será importante para definir suas escolhas. Quanto mais ocupado for o dia, é imprescindível ter plantas que exigem pouca manutenção.

Ideias para montar o seu jardim vertical

Após verificar quais plantas comprar de acordo com o sol e ventilação disponíveis, é chegada a hora de buscar referências para a montagem. O jardim vertical deverá se integrar ao seu estilo e decoração da casa, independentemente se for para a área externa ou interna.

Caso não queira arriscar, utilize prateleiras – suspensas ou não – dividindo as plantas em vasos distintos. Podemos encontrar modelos em madeira, ferro ou tipo floreira e inúmeras opções de vasos que podem ser, inclusive, autoirrigáveis, para dar um toque verde ao cômodo.

Treliças ou redes de arame são ideais para decorar com plantas trepadeiras, como a hera-inglesa ou hera-da-algéria. Se quiser apostar em nichos, é possível utilizar diferentes formatos para uma composição mais moderna como, por exemplo, a combinação de hexágonos em madeira e samambaias.

O uso de plantas ornamentais, como o clorofito e o antúrio, casa perfeitamente em blocos pré-moldados para o efeito de “quadro vivo”. Os temperos e ervas também podem ser utilizados, com o benefício de serem consumíveis e perfumarem a casa.

Quanto aos locais, invista na criatividade: todos os cômodos podem receber um jardim vertical, desde o canto da escada ao banheiro. Se quiser criar com a reutilização de materiais, procure por embalagens de vidro ou latas em bom estado.

O Jardim Park possui tudo que você precisa para criar um jardim vertical: plantas, acessórios e decoração. Estamos abertos todos os dias do ano, entre em contato por WhatsApp.



Precisa de ajuda?