Dicas para cuidar da Calathea

Dicas para cuidar da Calathea

A Calathea pertence à família Marantaceae e é originária da floresta amazônica, cultura que fica localizada na América do Sul, como sabemos. Em seu habitat natural, essa planta cresce à sombra de outras árvores e é rodeada de significativa vegetação.

A Calathea, vale dizer ainda, é uma planta admirada por muitas pessoas, por causa do desenho de suas folhas e as suas cores vivas. Por isso, muitas pessoas a adotam em seus jardins.

Com o objetivo de fazer com que você preserve a beleza e a saúde de sua Calathea, elaboramos este conteúdo para trazer algumas dicas de cuidados que deve ter. Vem conferir!

 

Preserve sua Calathea em ambientes quentes (de preferência)

A Calathea é uma planta que cresce bem em ambientes quentes. Por isso, ela deve ser mantida em ambientes que preservem uma temperatura razoável, nem muito quente nem muito frio. No inverno, a Calathea deve ser mantida em um ambiente cuja temperatura varie entre 12 e 14º. Assim, é importante mantê-la longe do fluxo frio.

Por ambiente quente deve-se entender um ambiente que seja relativamente quente, mas que não incida a luz solar direta, pois isso pode fazer as folhas da Calathea ficarem queimadas.

 

Tenha cuidado ao regar sua Calathea

Você deve regar moderadamente a sua Calathea com água em temperatura ambiente. O ideal, vale dizer, é manter o substrato da planta úmido. No entanto, você deve esperar a superfície secar para somente assim regá-la de novo.

Uma forma de verificar se o substrato da planta está úmido é colocando um pequeno palito em seu interior. Se sair molhado e com terra, então o substrato está molhado. Caso não, isso indica que é necessário regar sua Calathea.

Além disso, é necessário pulverizar as folhas no verão, pois elas podem ficar queimadas devido a incidência do sol, ainda que de modo indireto. O ideal é que você faça isso ao menos duas vezes ao dia, uma pela manhã e a outra pela tarde.

 

Fique atento às doenças e pragas em sua Calathea

A Calathea pode ser atacada por doenças e pragas, como a aranha vermelha, por exemplo. Isso acontece, geralmente, quando a planta apresenta perda da vitalidade, por vários motivos, sendo um deles quando a planta fica com seu substrato seco. Por isso, atenção deve ser dada para essa questão.

Para melhorar a umidade da planta, você deve prezar pelo equilíbrio, não a regando de forma excessiva. O excesso de água também colabora para o surgimento de doenças e pequenos insetos.

Como se pode visualizar, a Calathea é uma planta que precisa de atenção especial, assim como diversas outras. Para crescer de forma saudável e potencializar sua beleza, é preciso regar de forma regular a Calathea, bem como colocá-la em um local relativamente quente. Mas agora que você sabe disso, cuide bem de sua planta.

Você gostou deste conteúdo e ficou interessado em ler outros? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado? Nele, estamos sempre publicando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar seu dia a dia. Por isso, não deixe de aproveitar.

 



Precisa de ajuda?