Enfeitar a casa com flores e plantas, além de ser um cartão de visita convidativo, permite dar espaço para a criatividade e uma chance a diferentes materiais, por exemplo, rolhas e embalagens. Veja alguns objetos inusitados que você pode transformar em vasos de plantas e trazer um novo colorido para a sua vida.
Ressignificando objetos
Muitos objetos guardados podem ajudar a dar uma nova vida para a decoração da casa. Transformar objetos inusitados em vasos de plantas é uma ideia prática e econômica, com múltiplas possibilidades.
Sempre que possível, tenha o cuidado de fazer um furo que possibilite o escoamento da água, de modo a não prejudicar a respiração da planta. Caso não exista essa possibilidade, o objeto pode utilizado como cachepô (vaso externo decorativo). Veja algumas dicas:
Louças em desuso
Restou uma última xícara do que foi um jogo um dia? É hora de reaproveitar. Louças antigas, que estão guardadas sem utilização, ganham nova vida com o plantio de flores ou plantas. Ideal para a cozinha ou sala, uma vez que o material é frágil.
Utensílios de cozinha também podem ser utilizado como, por exemplo, panelas e escorredores de macarrão. Fora isso, alguns móveis com gavetas, como cômodas antigas, podem se tornar jardins.
Rolhas de garrafas
Essa opção ganhou popularidade por transformar uma memória afetiva em algo prático. É muito simples ter um vaso de rolha, basta fazer uma cavidade com o auxílio de uma faca ou furadeira. É muito comum para o plantio de suculentas e pode receber um imã para enfeitar a geladeira.
Garrafas de vidro
Garrafas de vidro podem ser utilizadas para decorar mesas de festas ou deixar a casa mais bonita no dia a dia. Neste caso, as flores e plantas serão imersas em água. Se você quiser algo mais duradouro, opte por plantas que podem ser plantadas por hidroponia (sem o uso de solo) como o lírio-da-paz.
Sapatos antigos
Essa é uma opção simpática e inovadora para enfeitar jardins externos. O ideal é optar pelo uso de botas ou galochas por oferecer maior suporte. Você poderá plantar suculentas, alecrim e cravos, por exemplo.
Aquários e potes de vidro
Esses objetos são perfeitos para composições delicadas, que remetam a pequenos jardins – os terrários. Está permitido o uso de pedras coloridas, diferentes tipos de suculentas ou ainda pequenas plantas ornamentais.
Lâmpadas queimadas
Retirando, com cuidado, o conteúdo interno da lâmpada, ela se transforma em uma opção charmosa de vaso. Pode ser utilizada para compor um jardim suspenso ou vertical.
Deixe a criatividade fluir
O reaproveitamento de objetos está relacionado à criatividade. Observe, com atenção, o que está em desuso e crie composições com diferentes flores e plantas. É importante levar em consideração as características das plantas, para que cresçam de forma saudável.
Conheça outros artigos de nosso blog para mais dicas como essas.
Se você quiser conferir outros textos sobre plantas, é só acessar o nosso blog. Além disso, caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp, para que possamos te ajudar!