Conheça os cactos que dão flores e surpreenda-se

Conheça os cactos que dão flores e surpreenda-se

Você sabia que cactos podem florescer? À primeira vista, pode parecer mentira por causa do que estamos acostumados a acreditar pelo senso comum, mas o que muita gente não sabe é que todos os cactos têm a capacidade para darem flores belíssimas!

Nas condições certas, toda espécie de cacto pode florescer. Alguns levam mais tempo do outros, com flores mais discretas que passam despercebidas. Tudo depende do formato e cor da planta.

Quando pensamos em cactos, geralmente vem a nossa cabeça aquela imagem de vários espinhos em uma planta verde. Porém, os cactos também são capazes de florescer, apresentando flores de cores vivas e chamativas.

Os cactos

Cactos são uma espécie de suculentas, ou seja, plantas com raízes, talos ou folhas engrossadas para facilitar o armazenamento de água em grandes quantidades, bem maiores do que a capacidade de plantas “normais”.

Ele é da família das cactáceas e sua principal característica é conseguir sobreviver em lugares muito quentes, por causa do acúmulo de água em seus tecidos. É muito comum que sejam associados a lugares áridos, como desertos.

Os cactos estão cada vez mais caindo no gosto das pessoas que buscam uma maneira diferente de decorar suas casas ou jardins. A facilidade de cultivo é um dos principais atrativos da espécie, além da beleza exótica e diversas possibilidades de formatos.

Conheça espécies de cactos que florescem!

Como dito anteriormente, cada cacto tem o seu tempo ou necessita de condições específicas para dar flores. Enquanto alguns cactos florescem rapidamente, outros podem demorar anos para florescer. Geralmente, o florescimento acontece quando ele chega na vida adulta.

Uma das espécies mais comuns nas áreas de restingas do Brasil é a Opuntia violácea. A espécie é típica do México e são caracterizadas pelo formato de uma palma.

Outra espécie nativa do nordeste brasileiro é o quipá. Seu formato é oval e achatado, espalhando-se de maneira irregular. Esses cactos florescem com maior facilidade e suas cores variam entre o laranja e o amarelo.

A espécie de Echinocereus pentalophus tem como grande característica flores que conseguem atingir até 15 centímetros de diâmetro, praticamente cobrindo o cacto. Suas flores são de um rosa vivo e um miolo amarelo.

As Gymnocalycium são muito populares pelo formato pequeno e redondo. As cores são de várias tonalidades e distribuições.

Uma espécie que mistura bem flores e espinhos é a Eriosyce senilis. As flores são discretas, com a tonalidade das pétalas de cor magenta. Entre elas estão os espinhos esbranquiçados.

Condições para o florescimento de cactos

Para que um cacto floresça, algumas condições específicas são necessárias. Uma das principais é, sem dúvida, a exposição direta ao sol.

Em sua maioria, um vaso pequeno é a melhor solução para comportar o cacto. A terra deve ser porosa e facilitar a drenagem.

Para regar só é preciso uma pequena quantidade de água, em dias espaçados para não sobrecarregar a planta.

Gostou de conhecer espécies de cactos que dão flores? Então, confira o nosso blog para descobrir novas dicas e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através do WhatsApp!



Precisa de ajuda?