Árvores frutíferas são surpreendentemente fáceis de cultivar no quintal dos fundos e produzem lindas flores na primavera e frutos com abundância por anos. Pés de manga, laranja, jabuticaba e acerola crescem muito bem em uma variedade de climas. Ao fazer sua seleção, confirme com o funcionário do Horto se a fruta escolhida é compatível com o ambiente que você decidiu plantá-la. Veja nossas dicas para aprender como plantar árvores frutíferas para que elas se desenvolvam e produzam por muitos anos.
Laranja, manga e outras frutas podem-se de árvores enxertadas para produzirem frutas mais saborosas. Embora essas árvores possam ser plantadas a partir de sementes, as árvores resultantes de plantio de sementes demoram mais para dar frutos. Para ter certeza de que a árvore que você vai cultivar produzirá frutos bons, a melhor ideia é comprar mudas de raiz nuas, uma pequenina árvore que já foi enxertada. Árvores frutíferas geralmente precisam de, pelo menos, 6 horas de luz solar plena, para desenvolver resistência e produzir frutos sadios. Procure um local do jardim onde a árvore não seja coberta pela sombra da casa ou de outras árvores maiores. É necessário também definir um local onde não exista acúmulo de folhagem, para que a árvore não tenha que competir por nutrientes e água com outras plantas.
Árvores frutíferas podem ser plantadas em qualquer época do ano, porém em áreas com invernos rigorosos, a melhor aposta é esperar até a primavera. Isso permitirá que a árvore comece imediatamente a adaptar-se ao solo e desenvolver suas raízes. Se o solo de seu quintal é composto de argila ou de terra muito dura, uma boa ideia é cavar buracos de 60 cm de profundidade e adicionar um pouco de composto e adubo. Isso amolecerá o solo, proporcionará melhor drenagem e abrirá espaço para as raízes da árvore começar a crescer. Jogue um pouco de terra solta no buraco até formar um monte do tamanho de um dedo e posicione a batata da raiz em cima do centro do monte. Espalhe as raízes e garanta que a linha enxertada situada na base do caule esteja em um nível mais alto que o do solo. Adicione ou remova terra do monte conforme seja necessário. Garanta que nenhuma raiz fique exposta.
Regue completamente a área para que o solo preencha a área ao redor da raiz. Adicione mais terra, aperte-a suavemente e regue outra vez. Continue esse processo até a terra alcançar o nível do solo do quintal. No entanto, cuide para não exagerar na rega; se as raízes ficarem sobrecarregadas de água, elas poderão apodrecer. Se a sua região tem ventos fortes, amarre uma estaca forte ao caule da árvore com elástico ou corda. Cuide para que fique frouxo o suficiente para evitar conter a árvore enquanto o tronco cresce. A estaca também ajudará a árvore a crescer reta e alta.
E você pode perguntar “E depois de plantada, como tenho que cuidar das árvores frutíferas?”.
- Pois bem, basta regar sempre, ainda mais em dias quentes.
- Fazendo podas frequentes e removendo o excesso de brotos para que as frutas cresçam maiores e com mais vitalidade;
- Remova ervas daninhas e pragas que crescem na mesma área das árvores frutíferas;
- Evite ao máximo usar agrotóxicos e produtos químicos. O ideal é usar processos manuais para ter frutos orgânicos.
E agora qual é a desculpa para não colher uma deliciosa fruta orgânica do pé no seu próprio quintal? Mãos na massa!!