Como montar um jardim no apartamento? Confira as melhores dicas!

Como montar um jardim no apartamento? Confira as melhores dicas!

Hoje em dia são poucas as pessoas que vivem em casas com quintais arborizados. Mas morar em apartamento não significa que você precisa abrir mão de ter plantas em sua casa. Montar um jardim no apartamento não só é possível como recomendado para trazer mais cor e vida para seu lar.

Ter um jardim no apartamento é ter um pedacinho da natureza dentro de casa. É um ótimo refúgio para quebrar o cinza das cidades e respirar um ar mais puro. O melhor de tudo é que você não precisa de muito espaço para colocá-lo em prática.

Se interessou? Confira as 3 principais dicas para você montar o seu!

1 – Escolha o local

Antes de sair comprando as plantas, é importante determinar onde você montará o seu jardim no apartamento. Essa decisão é relevante porque ajudará na escolha das plantas posteriormente. Prefira lugares perto de janelas para ter mais ventilação e luz solar. Melhor ainda se for uma varanda.

Se você tiver espaço de sobra para escolher, opte por um local onde bate o sol da manhã, já que a temperatura é mais amena e ideal para várias plantas. Caso não tenha tanto espaço, o importante é garantir que seja um ponto da casa que receba luz solar, mesmo se for indiretamente.

2 – Seleção das plantas

A partir do momento que você tem um cantinho reservado para o seu jardim no apartamento, você pode procurar as plantas ideais para o seu espaço. Aqui não basta comprar aquela flor que você acha bonita e pronto. É vital escolher espécies que se adaptem ao clima, ao ambiente e também à sua disponibilidade para cuidar delas (já que alguns precisam ser regados mais do que outros).

Locais que recebem sol forte da tarde são ideais para plantas que resistam ao calor, como cactus e suculentas. Existem tanto espécies que precisam de sol para crescerem, como orquídeas, quanto as que se dão melhor com luz indireta, como violetas. Pesquisar é fundamental para saber quais tipos vão se adequar melhor ao seu jardim.

3 – Preparação da estrutura

A última dica é em relação ao planejamento do seu jardim no apartamento. Enquanto as plantas podem ficar em vasos no chão ou em mesas, existem soluções criativas para aproveitar melhor o espaço disponível e ainda deixá-lo mais bonito.

O jardim vertical é particularmente popular. Você pode colocar os vasos direto na parede com pregos ou usar estruturas de madeira ou metal. A vantagem desse formato é ter várias plantinhas sem ocupar espaço no seu apartamento. Para isso, é preciso usar vasos menores e mais leves.

O jardim suspenso, com vasos presos no teto com correntes ou mesmo cordas também é uma solução criativa para exibir as suas plantas. O seu jardim no apartamento pode ainda usar um pouco de tudo. Por que não colocar vasos maiores no chão e outros mais discretos na parede?

Não esqueça que toda planta deve ser cuidada de acordo. Tipo de solo e adubo varia muito, bem como a frequência da regagem.

Mantenha-se informado sobre as plantas e cuide bem delas para que cresçam saudáveis. Você confere mais dicas de jardinagem no nosso blog e pode tirar suas dúvidas direto conosco pelo WhatsApp.



Precisa de ajuda?