Como fazer um canteiro de flores?

Como fazer um canteiro de flores?

Começar um canteiro de flores exige certo planejamento e cuidado. No entanto, isso não significa que a tarefa será difícil ou que você precisará realizar cursos e contratar alguém especializado para lhe ajudar.

Na verdade, separar um local específico somente para embelezar seu jardim pode levar pouco tempo e ser bastante satisfatório. Isso porque, é possível plantar em formatos diferentes, em espaços grandes e pequenos, curvos e retos, elevados e planos. Basta usar a imaginação.

Então, que tal aprendermos juntos, hoje, a fazer um canteiro de flores do zero? Gostou da ideia? Então, fique de olho nas nossas dicas a seguir:

 

Por onde devo começar meu canteiro de flores?

Antes de colocar a “mão na massa” é preciso começar com o básico, ou seja, com planejamento. Para isso, basta dar uma volta pelo seu espaço, até encontrar um local adequado para começar seu canteiro de flores.

Observe a luz disponível, sua incidência, seu ângulo e todas as estruturas ao redor da área. Descubra também se há algum encanamento passando logo abaixo e onde está a fonte de água mais próxima.

O passo seguinte é realizar uma tarefa amada pelas crianças: o desenho. Aliás, se houver alguma em sua casa, peça que ela ajude com ideias de formatos para a área. Isso pode, sem dúvidas, despertar um verdadeiro amor pelas plantas!

 

Ter um esboço do seu canteiro de flores te ajudará a escolher as espécies certas e suas cores, inclusive.

Por último, utilize uma mangueira, spray ou até mesmo farinha para marcar a região. Assim, fica muito mais fácil manter a ideia inicial.

 

Criando um canteiro do zero

Você pode começar o seu canteiro de flores seguindo os passos abaixo:

  1. Remova a grama e as ervas daninhas
    Para isso, use uma pá ou um cortador de grama e limpe a área por completo. Em seguida, pulverize a superfície escolhida com um bom pesticida, com o objetivo de matar as ervas daninhas.
  2. Coloque terra nova
    Espalhe uma camada de terra superficial no local do seu futuro canteiro de flores, com aproximadamente 30 centímetros de profundidade. Lembre-se de corrigir o solo adicionando matéria orgânica, nutrientes e compostos próprios para isso.
  3. Contorne o local
    Cave uma espécie de trincheira ao redor do seu canteiro para evitar que haja erosão do solo. Afunde ainda algum material na região, como tijolos, pedras ou estacas de madeira.
  4. Faça o plantio
    Escolha flores da estação e que possam crescer no seu tipo de solo e área. Espace cada uma delas de maneira provisória e, em seguida, cave os buracos e afrouxe as raízes para colocá-las na terra.
  5. Cobertura morta e água
    Espalhe lascas de madeira, palha ou outra cobertura ecológica na superfície do seu canteiro, para controlar o crescimento de ervas daninhas e ajudar na retenção de umidade no solo.

 

Na sequência, regue bem as flores, com generosidade.

 

Algumas ideias simples para o seu novo canteiro

Se você não sabe por onde começar seu canteiro de flores, aí vão algumas ideias simples:

  • Falta um pouco de personalidade na sua casa? Então, aproveite para fazer um canteiro ao redor da caixa de correio, ao redor de árvores e nas laterais de degraus da varanda;
  • Aposte nas formas geométricas, com bases quadradas, circulares e triangulares, por exemplo;
  • Aposte em plantas altas e densas para ajudar a bloquear detalhes não muito atraentes do seu quintal, como latas de lixo, bombas de piscina ou galpões.

 

Gostou das nossas dicas? Então, acesse agora mesmo nosso blog e leia mais conteúdos como esse. E no caso de dúvidas, não pense duas vezes e entre em contato conosco através do WhatsApp.



Precisa de ajuda?