Como fazer a utilização correta da tesoura de poda?

Como fazer a utilização correta da tesoura de poda?

As tesouras de poda são ferramentas de jardinagem extremamente úteis para cortar arbustos, aparar ramos menores de árvores, além de reduzir o volume de diferentes plantas.

Ao contrário do que ocorre com as lâminas e serras existentes no mercado, estes materiais podem cortar com um único movimento limpo, garantindo uma poda mais assertiva e mitigando os danos que uma prática malfeita pode trazer.

Por esta razão, se você quer saber mais a respeito e aprender como fazer a utilização correta da sua tesoura de poda, acompanhe a leitura e descubra todos os benefícios deste acessório:

 

Os tipos de tesouras existentes

Existem dois tipos de tesouras de poda no mercado: a Bypass e a Bigorna. Ainda assim, qual seria a diferença entre cada uma delas? A resposta é bem simples e elucidaremos agora mesmo.

Os modelos Bypass têm duas lâminas de gume único que deslizam uma pela outra, funcionando de forma idêntica à tesoura. Assim, sendo o tipo mais comum, este tipo corta até mesmo uma base mais grossa, se adaptando a qualquer necessidade.

Já os modelos Bigorna funcionam mais como uma faca em uma placa de corte, visto que têm uma lâmina que se fecha e entra em contato em uma superfície plana oposta.

Em geral, as tesouras Bigorna acabam demandando que você exerça força extra e danificam o tecido das plantas, sendo recomendadas apenas para madeira morta. Ao passo em que as Bypass são bem afiadas e garantem um corte mais limpo, sendo indicadas para os arbustos. Portanto, escolha a sua favorita e não erre na hora da compra.

 

Como fazer a utilização correta da tesoura de poda?

O primeiro ponto a se observar é que, ao realizar o corte, a lâmina passa para o lado de sua base grossa, o que faz com que o ponto preciso pelo qual ela iria percorrer seja levemente alterado.

Sendo assim, para fazer um corte de maior precisão, é fundamental que você alinhe esta lâmina com o local exato, selecionando o ângulo correto. Para isso, observe:

– Se a sua planta tiver ramificação oposta (quando existem mais de duas folhas no mesmo nó do caule), opte por cortar diretamente acima do nó.

– Se ela for de ramificação alternada (com uma folha em cada nó), o ideal é cortar em um ângulo inclinado.

 

Uma vez que isso esteja definido, abra completamente a tesoura de poda e coloque o caule totalmente dentro. Assim, uma vez que ele esteja posicionado corretamente, feche a tesoura em um movimento fluido e faça o corte.

Posteriormente, para seguir com os cuidados com o aparelho, mantenha as tesouras afiadas e limpas, uma vez que os podadores cegos são inúteis e podem trazer verdadeiros malefícios para as plantas em que deseja utilizá-los.

Ademais, se em algum momento você ficará tentado a cortar um pedaço de arame de metal com suas tesouras, não faça isso. Isso irá danificar a lâmina permanentemente, dificultando os cortes futuros e interferindo de forma direta na vida útil do acessório.

 

Encontre todos os materiais de que precisa

Se você está procurando pelos principais acessórios ou até mesmo pelas melhores plantas da região, sua busca acabou. Isso porque o Jardim Park conta com o maior estoque das redondezas, oferecendo qualidade, tradição e pronta entrega em toda a Região dos Lagos – RJ.

Com mais de trinta anos de mercado, o Jardim Park fica aberto todos os dias do ano, tem espaço para feiras e eventos culturais, e ainda é totalmente Pet Friendly, permitindo que os seus bichinhos realizem a visita com você.

Acesse o site para saber mais, sane suas dúvidas com a nossa equipe e, se precisar, entre em contato conosco através do WhatsApp. Ah, e não deixe também de conferir sempre os novos artigos no nosso blog!



Precisa de ajuda?