Como adaptar plantas na água

Como adaptar plantas na água

Cultivar plantas em casa está ganhando cada vez mais popularidade. Se antes cuidar de plantas estava atrelado a quem a pessoas de mais idade, hoje as coisas mudaram um pouco. A realidade é que são os mais jovens que estão se interessando cada dia mais por ter plantinhas dentro de casa. Interessar-se por plantas tem se tornado um estilo de vida.

Decorar a casa com plantas, não só flores como se apostava antes, está entrando na moda e isso se deve ao fato de que existem vários tipos de plantas que podem ser cultivadas somente na água. Isso quer dizer que elas não precisam de areia e adubo para enraizar, o que facilita o cuidado.

 

Aquicultura

Para as plantas que se enraízam somente na água se dá o nome de aquicultura. Essas plantas não são aquáticas, o que acontece é que elas não necessitam de solo para conseguirem viver.

Com diferentes formas de deixar o ambiente mais bonito e harmônico, manter plantas que se desenvolvem somente em água pode ser um excelente item de decoração.

Além do mais, de acordo com estudiosos do assunto, existem plantas que trazem boa energia para dentro de casa.

Clorofito, Filodendro, Espada de São Jorge, Comigo ninguém pode, Lírio da paz, entre muitas outras, são alguns exemplos de plantas capazes de serem muito bem cultivadas dentro de casa em um recipiente com água.

Ao invés de serem plantadas no solo, as plantas que crescem na água podem formar um verdadeiro jardim na sala de casa, por exemplo.

 

Adaptação

Quando o cultivo acontece diretamente na água, as plantas criam novas raízes e brotos. Desta forma não param de se fortalecer, pois ali elas encontram todos os nutrientes que precisam para viver, sendo dispensável o solo.

Para esse tipo de cultivo, é interessante apostar em jarros de diferentes formatos e designs para que seja possível deixar à mostra toda a beleza das plantas.

Vale a pena investir naquele jarro transparente para dar destaque a todas as partes da planta, como as folhas, o caule e as raízes, fazendo com que fique exposto todo o encanto dessas plantas.

 

Cuidados e benefícios

O ideal é que antes de começar a cultivar plantas dentro de casa, se esteja ciente sobre os cuidados necessários.

Escolher um cômodo da casa que seja mais apropriado para as plantas requer conhecimento prévio sobre qual a espécie de planta se pretende cultivar, pois existem tipos diferentes e para cada tipo há um modo mais adequado de cuidar.

Ter luminosidade e ventilação adequadas para cada espécie de planta é indispensável para que o cultivo seja positivo e as plantas prosperem.

Uma observação importante é que é necessário fazer a troca da água das plantas pelo menos três vezes na semana, bem como lavar o recipiente para retirar toda sujidade que fica no fundo do jarro. Essa medida é eficaz também na prevenção de mosquitos, como o da dengue.

Quando as plantas cultivadas na água têm boa prosperidade e as raízes se desenvolvem muito bem, é provável que elas saiam pelas bordas do recipiente. Nesse caso, é necessário readaptá-las em um jarro maior para acomodá-las melhor.

Não ter espaço para cultivar plantas não é mais motivo para deixar de ter essa importante fonte de oxigênio dentro de casa. Há diferentes formas que se ajustam a diversos tipos de espaços, como por exemplo, o jardim vertical. Além de levar beleza ao ambiente, cultivar plantas em casa melhora o ar e proporciona bem estar e leveza.

Algumas plantas como a Espada de São Jorge são conhecidas pela sua contribuição de purificação do ar, por melhorar o oxigênio e eliminar o dióxido de carbono.

Há diversas formas de cultivo e diferentes espécies de plantas que só precisam de um copo de água para tornar sua casa mais alegre e energizada.

Sendo assim, a nova onda de cultivar plantas na água dentro de casa é a melhor moda que pode entrar, pois os benefícios são diversos tanto para a saúde física, como para a mental também, ajudando o corpo e a mente.

Gostou do conteúdo? Leia outros artigos e em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do WhatsApp.



Precisa de ajuda?