Como a jardinagem pode ajudar com a ansiedade causa pelo isolamento

Como a jardinagem pode ajudar com a ansiedade causa pelo isolamento

A pandemia do Coronavírus está forçando muitas pessoas a ficar em casa, em um regime de isolamento social. Para muitos, esse isolamento está causando ansiedade e outros problemas psicológicos devido a passar tanto tempo em sozinho. Neste texto, vamos falar sobre como a jardinagem pode ajudar com a ansiedade causa pelo isolamento. Confira!

Os danos do isolamento social

Pessoas são seres sociais. Mesmo os indivíduos mais caseiros, ou aqueles sem muitas amizades, sempre possuem algum laço afetivo que exige o contato físico. Ficar sozinho é algo danoso ao psicológico dos humanos, uma vez que a solidão da mente pode produzir armadilhas em forma de pensamentos tóxicos.

Além de sermos sociais, também somos apegados a rotinas. O isolamento representa uma quebra de hábitos para a maioria das pessoas que, diariamente, saem para trabalhar ou para se divertir. Após algumas semanas em casa, é comum sentirmos falta de ambientes externos, pessoas diferentes ou viajar.

Ficar longe das pessoas que amamos faz mal à saúde de maneira real. Causa ansiedade, angústia, em casos mais extremos, até mesmo depressão. Em tempos de isolamento causado por uma pandemia, precisamos sempre encontrar maneiras de cuidar de nossa saúde mental, além da saúde do corpo.

Como a jardinagem pode ajudar

A jardinagem combate a ansiedade do isolamento de várias maneiras. Em primeiro lugar, ela combate o ócio. Não fazer nada é um dos principais desafios de quem está de quarentena em casa. Apesar da sobra de tempo para empregar, muita gente acaba passando o dia todo no celular ou vendo TV.

O ócio causa ansiedade, pois as pessoas acabam perdendo a noção do tempo e passam a se sentir desmotivadas a fazer qualquer atividade que exija o mínimo de esforço. Procrastinação e ócio acabam tendo uma forte relação.

A jardinagem é uma ação que ocupa o tempo de maneira saudável. A pessoa emprega o corpo durante as atividades, estimulando a circulação e gerando serotonina, um hormônio que ajuda a regular o humor, o sono e o bem-estar, combatendo a ansiedade.

Além disso, o sedentarismo do isolamento também é um fator que aumenta a ansiedade. Uma vez que permanecer parado pela maioria do tempo dá ao corpo sensações ruins de indisposição e insatisfação com a própria vida. A jardinagem exercita diversos músculos e pode ser praticada por pessoas de todas as idades.

Jardinagem para todos

Outro mal do isolamento está relacionado à ação de passar a maior parte do tempo dentro de casa, em um ambiente interno. Quem pratica jardinagem se expõe à luz do sol, tomar ar fresco e esse contato com o ambiente externo, ainda que breve, também ajuda a combater o sentimento de ansiedade que a quarentena causa.

A jardinagem é bastante democrática e pode ser feita por todo mundo. Não importa se você mora em uma casa com um quintal grande ou pequeno, ou até mesmo em um apartamento. Cuidar do solo, das plantas e das decorações pode ajudar você a passar pelo período de isolamento muito mais feliz.

Tem dúvidas? Entre em contato conosco pelo WhatsApp!



Precisa de ajuda?