Fazer um bonsai normalmente parece uma tarefa complexa, repleta de regras rígidas, que exige empenho em tempo integral do seu dono, mas isso não é verdade. Os bonsais não exigem muito do seu tempo, somente paciência para cultivá-lo.
O bonsai é uma arte japonesa que consiste na procura de reproduzir em um vaso pequeno como a árvore seria crescendo no solo. Bonsai é miniatura de árvore, mas não há uma altura padrão, pode ter alguns centímetros ou até um metro de altura. A árvore de bonsai é crescida, conduzida e podada para recriarmos a essência de um ambiente natural.
Assim como na natureza, há bonsais de diferentes tipos, simulando árvores contorcidas pelo vento, árvores com partes mortas, ou mesmo arranjos simulando pequenas florestas. Mas fazer e cuidar de um bonsai requer paciência, pois seu crescimento é muito lento. Entretanto, seu cultivo é considerado uma terapia, reduzindo o stress do dia a dia.
Os bonsais são plantas cheias de charmes e que a cada dia que passa, atraem cada vez mais pessoas interessadas em cultiva-la. No ocidente, o cultivo de bonsai como passatempo desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos, e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo.
Uma parte crucial das informações sobre como cultivar uma árvore de Bonsai, é sua manutenção e cuidados. Embora cada espécie de árvore tenha suas orientações específicas de cuidados, nesta parte vou discutir alguns dos princípios básicos, começando com a rega.
A frequência com que árvores de Bonsai precisam ser regadas depende de uma série de fatores, incluindo as espécies de árvore, o tamanho do vaso e o clima. O excesso de rega pode resultar no apodrecimento da raiz, uma das causas mais comuns de morte. No entanto, como os Bonsai são plantados nestes vasos pequenos, eles também tendem a secar muito facilmente.
Escolher a mistura de solo certa e transplantar regularmente (em média a cada dois anos, para garantir que as árvores não pulem do vaso, o que torna difícil absorver e armazenar água) é crucial para manter a sua árvore saudável. Uma regra importante para a rega é verificar com que frequência a sua espécie de árvore específica precisa ser regada, e, quando regar, fazer isso completamente (para garantir que o solo absorva a água corretamente).
Além da rega e do transplante, a adubação é outra coisa importante a ter em mente. Uma vez que as árvores são colocadas em vasos pequenos, com pouco espaço e nutrientes disponíveis, adubar regularmente na estação de crescimento da árvore é fundamental para mantê-la saudável.
E para quem quer realmente cultivar, aconselhamos a fazer um curso básico de bonsai para aprender essa linda arte milenar.